domingo, 3 de agosto de 2025

Vaesen

 Tá rolando nesse fim de semana o Iniciativa RPG, evento de divulgação do hobby. Nesse ano, tá sendo em um clube na Tijuca, aqui no Rio. 

Várias mesas foram apresentadas, e aproveitei para me inscrever em 3. Delas, só a de Numenéra não consegui jogar, porque estava ao lado de uma caixa de som muito alta, como não bastasse os idiotas palestrantes berrando ao microfone. "Não tenho voz pra competir", e pedi desculpas entregando a ficha.

Das outras duas, a da manhã foi a de Vaesen (Free League e Retropunk), investigação sobrenatural na Escandinávia dos 1800, com bichos folclóricos e uma sociedade secreta que os investiga. O GM adaptou para um Brasil do mesmo período, em que a sociedade procura instalar uma filial aqui, através de um nobre, que nos elencou para cuidar de desaparecimentos em uma cidade - imaginária - de origem alemã na serra fluminense.

A one-shot se resolveu a contento, com dois jogadores meio aleatórios, e dois inscritos.

O sistema é uma variante do Year Zero Engine, original de Mutante: Ano Zero. Pude entender as minúcias que foram apresentadas sem maiores problemas.

Fazia tempo que eu gostaria de jogar Vaesen. Essa adaptação do cenário, disse o GM, é estimulada pelo próprio RPG, que discutiria sobre sincretismo religioso e como mitos se transformam a cada geografia/cultura que contam sobre ele. 


Espero poder voltar a esse jogo em breve.

Nenhum comentário: