domingo, 13 de abril de 2008

Dragonlance: The Dragons of Autumn Twilight

Para quem não conhece, é a animação baseada em um dos mais populares cenários do RPG Dungeons & Dragons. Como apenas joguei praticamente Greyhawk, tudo o que vem além disso me soa mais do mesmo.

Sim, eu sei que há diferenças, como os conhecedores de cada cenário podem me garantir, e eu acredito nisso. Mas, tendo a vista do leigo; tudo o que eu vi foi... bem, mais do mesmo. Que conhece, novamente, assegura-me que, como adaptação da história, está bom até. Ok, não vou realmente entrar na questão, embora gostaria de ver quem ficou legal e quem não. Até já tenho uma idéia, pelos comentários do mesmo quem conhece a história, mas prefiro ficar na minha.

Mas em termos de animação, que é um terreno que eu arrisco a conhecer um pouquinho, eu diria aquilo ali foi um equívoco dos piores. O filme, lançado direto para DVD, sofre de baixo orçamento. Não pareceu, portanto, a melhor das idéias dedicar tudo aquilo que se refere a dragões - e haja dragões e homens-dragões - sendo tratado em 3D, que normalmente é uma técnica que sai caro. Ora, porque não fazer tudo logo em animação tradicional, traço-2D, de uma vez? Ou seja, as coisas ficaram sacrificadas, dependendo de complementos de After-Effects (ou software similar) para dar uma graça a mais, e novamente forçando contrastes visuais desnecessários. Até porque, pelo menos desde 1999, mesclar animação tradicional harmoniosamente com 3D não é nenhuma novidade. A animação tradicional que sobrou pareceu algo do desenho de Comandos em Ação.

Talvez aos mais fanáticos pelo cenário, aquilo traga bons momentos. Mas para mim, fã genérico do tema, e de RPG, aquilo tudo me pareceu desnecessário e um pouco confuso (diversos personagens), cheio de clichês (a cena da taverna logo de cara me fez querer desistir de assistir) e simplesmente mal-feito. Como 'representante' da história de Dragonlance, novamente, não sou o melhor para julgar.

Nenhum comentário: