segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Balanço de 2023

 Em fins de 2020 até metade deste 2023, envolvi-me com meu curso de Mestrado, motivo pelo qual desacelerei bastante a vida de rpgista e, também, havendo desanimado do hábito de blogar, deixei isso aqui de lado por um bom tempo. Resolvi reativá-lo como parte dum hábito que eu gostava, depois do encerramento do curso, e aproveitando que sempre mantive alguma vida como jogador, mas não como GM. 

Eu costumava fazer um balanço do ano, que aqui também retorno, registrando somente o segundo semestre de atividades. Deixo de lado, por exemplo, minha tentativa trôpega e abandonada de mestrar o Avatar Legends: The roleplaying game, apesar duma recepção inicial muito boa (é Avatar, afinal...), assim como as curtas e deliciosas sessões mestradas por meu prezadíssimo Alessandro Franzen, autor de Muito Abaixo do Oceano, que nos brindou com o antigo Star Wars da WEG, e ainda do raríssimo Fireborn ao ultra-recente Transformers Roleplaying game, o yze de Blade Runner e o retroclone Against the Darkmaster. Que possamos retomá-los ano que vem.

Mais cedo também no ano nossa campanha intermitente porém insistente no universo de Jornada nas Estrelas, acompanhando a missão em espaço profundo da U.S.S Celestia também entrou em hiato, assim como a campanha de Exalted em que eu tinha meu Night ladrão-de-casaca, esta por tempo indeterminado - substituída por uma campanha de Mago - A Ascensão, esta também havendo rareado ultimamente. 

No fim do primeiro semestre, conforme o registro das tags, até aqui eu registro 49 vezes que participei como jogador e 8 vezes que fui mestre de jogo.

Começando pelas minhas mestragens, que são mais fáceis: após muuuito tempo voltei a mestrar Castle Falkenstein (8), o que para mim foi um prazer, sempre é um prazer, mas mesmo o entusiasmo da roda esfriou um pouco, havendo não se tornando tão fãs do sistema assim como o marca-desmarca nos nossos finais de semana em novembro. Uma pena, mesmo. Foram dois arcos muito divertidos e resolvemos parar por enquanto. A roda consiste de um pixie, uma detetive-aprendiz-de-maga, um empresário e seu guarda-costas particular, um ex-soldado de origem italiana. Passa-se na Bavária, em Munique e arredores.

Das jogatinas, o universo e sistema autorais pelo GM de Wakeriders foi disparado o que mais joguei; e, com o mesmo grupo anteriormente, a roda em hiato da Guarda Real tbm talvez tenha jogado 17 vezes, só em 2023.

Wakeriders 15

Phineas Ryder é a 'face' do grupo, o personagem mais social, entre um nerd cientista, um bárbaro e uma ninja-type. Somos todos viajantes interdimensionais que nasceram com essa habilidade, e algumas correlatas, cada um de uma dimensão diferente. 

Não pus nenhuma habilidade de combate, ele é mais carisma + sorte, e tem um espírito aventureiro. Foi resgatado por pesquisadores da Multiversidade de Fulcro, os maiores entendidos na questão do multiverso, quando era ainda bebê, de uma dimensão onde as fadas guardavam crianças roubadas. Sua dimensão natal, mesmo, nunca foi identificada - consequentemente, nem seus pais biológicos. Seu pai adotivo é o pesquisador que o resgatou, e no presente arco, investigamos seu paradeiro, pois há meses sumiu em uma demanda pessoal seguindo um sonho obsessivo.

Changeling the Dreaming 8

Jorge Amim Medjalani é um Quram, kith de origem do Levante, são muito ligados às histórias e tradições dos povos do Oriente Próximo/Médio. Veio ao Brasil ao longo das correntes migratórias libanesas. É o cdf do grupo, outro que espera que não ter que sair no braço. Trabalha no Jardim Botânico do Rio, que funciona como um plenário entre todos os kithain - europeus, nativos (capuãs) e africanos. Seu trabalho envolve um bocado de pesquisa histórica, para ajudar a encontrar soluções de problemas diplomáticos entre cortes e kithain.

Para um jogo em que Medjalani estava no estaleiro (quatro níveis de dano agravado por fogo), fiz um cavaleiro Sidhe que era quase seu total oposto, burro feito uma porta e mestre em combate, com excelência em Melee. Foi instrumental para a sessão, decapitando a quem de direito em um só golpe.

Mage the Ascension 5

Augusto Cesare Baptista é um mago hermético para essa campanha também no Rio de Janeiro, e dado a sua carreira musical, no meio também é chamado Maestro. Compõe uma cabal inter-tradicional, a Rosa dos Ventos, de que ainda se constituem uma Adepta Virtual, uma Chakravanti (antigamente Eutanathos) e um Extático. Ele tem como visão de mundo a redenção - ou a ascensão - através da música.

Guarda Real 4

Essa roda, que mencionei acima, é de superpoderes dentro de um universo de fantasia (a ideia é misturar ambos os estilos). Sir Sava é um arquimago que, do alto de seus 15 anos de sabedoria, pode forçar mais a mão do que pretendia... ele é o cdf do grupo (mas que sabe um mínimo de combate, por exigências do emprego), com mais um bárbaro, uma ninja-type e um arqueiro (familiar? Pois é).

Transformers 4

Hearse (rabecão, em inglês) é um autobot encontrado nas últimas por um cientista solitário meio doido, que o recompôs com o que tinha à mão, e desde então viraram amigos e admiradores do intelecto mútuo: Hearse é o mecânico e médico da equipe, e tem uma veia meio dramática que o leva a perder um certo timing às vezes - na hora do combate. Rimos muito nessa roda, tomara que consigamos voltar em 2024.

Defiant: Awakening 3

Mal pude aproveitar Lorde Hades, da Casa Melqart - os ganaciosos dragões da terra - por conflitos na agenda do GM, mas esperamos retomar em janeiro. É um jogo curioso, definido pelos autores como o bebê feito pela ambientação de World of Darkness e o sistema Fate.

Changeling the Lost 2

Gareth Langstrom é psicólogo (outro cdf que não luta), especializado em sonhos. Foi útil para a fada que o capturou devido à sua propensão nata para a profecia. Wizened/Helldiver.

D&D Descida a Avernus 2

Essa roda quinzenal infelizmente coincide com um outro horário de jogo, mas consegui perder somente uma sessão. Nela estou com Xarilan, tiefling de elfo, Wizard com background Charlatão: definitivamente ele não é o tipo de mago que se espera em fantasia...

Gods of Metal: Ragnarock 2

Steel Panther, Blüdgard de Shrika, baixista da Predatoryal, fornece a base para que os feitos épicos de sua banda impressionem ao ponto de alcançar a obediência mesmo dos dragões. Outra roda que faz falta, apesar de termos jogado tão pouco.

The Witcher 2

Urik de Oxenfurt é um médico. Resgatei meu personagem com que vinha jogando, para um requentamento duma aventura criada pelo mesmo GM. Não foi além de duas sessões, até agora. 

Blade Runner 1

Não resisti e chamei meu investigador replicante de R2D2, a.k.a. Arthur. O post da única sessão está aqui, falando tbm de minhas impressões do sistema. Na categoria, "bem que poderia ter mais em 2024". Eu e o outro jogador até hoje fazemos referência àquilo.

Kilombo 1

Só pude participar uma vez. Cheguei a registrar o personagem que criei como: 

José das Graças - ou Zé Desgraça - é um mulambi - cozinheiro - de ancestralidade Ferreiro: uma ocupação ou profissão abençoada por um orixá, no caso, Maluangu, que dá vantagens extras). Fugiu do engenho onde era escravo após matar o feitor, sendo guiado por sonhos até o Quilombo das Palmeiras, sede da campanha.

Talvez, algum dia, dê para jogar mais.

Muito Abaixo do Oceano 1

Só joguei uma vez, infelizmente, esse ano. O playtest de uma avenura que Alessandro elaborou, espero que faça parte do suciesso que MAdO tanto merece.

***

E foi isso: não, não posso reclamar, entre outras coisas, foi bom voltar a mestrar com alguma regularidade. E para 2024? A roda de Wakeriding já sinalizou para quarta-feira, embora haja duas que sinto que estão com os dias contados. Mas a ver, a ver. 

De mestragens, estou para iniciar Fading Suns com o grupo de CF. Achei até que iria rolar, mas as intempéries agendológicas de fim de ano não colaboraram. De resto, sugestões propostas e panos:  a ver, a ver parte 2.

Que venha 2024!

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