segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Balanço de 2024...


Foi um ano farto de rodas, mas como jogador. Minhas experiências como GM foram poucas e não foram boas. Fading Suns caiu de minha graça, com duas rodas em que o resultado não foi bom para nenhuma delas, uma das duas particularmente não gostei de ter mestrado: o sistema era pior do que eu lembrava e a ambientação, uma das coisas mais antipáticas como não o percebia assim. No segundo semestre apenas mestrei FS mais 2 vezes, e encerremos essa participação.

No segundo semestre de 2024, contabilizo 103 sessões como jogador, e vamos à elas.

E na nossa Corrida Maluca de rpgs, em 2024.2; Anima: Beyond Fantasy pulou para de 2 para 15 sessões, empatando com Mutant Year Zero, que de 10 passou para 15 sessões. Os contos atlantes de Hero System e a retomada da Guarda Real nasceram e empataram com 13 sessões cada. Changeling: the Dreaming foi de 13 para 11 sessões, Mage: the Awakening de 16 tivemos 10 sessões, e Changeling: the Lost foi de 13 para 6. Werewolf: the Apocalypse estreou neste semestre e já tem 6 sessões, V5 só participei de 5, a finada EarthDawn em 4 e, infelizmente V20 só tivemos 3 até agora e a de Conan: Adventures in an Age Undreamed Of  participei somente de 2.

Os resultados finais, de dois semestres? 168 sessões como jogador. Nunca antes, na história deste rpgista.

As colocações (rodas que ficaram no primeiro semestre apenas são referenciadas), dentre 19 rpgs diferentes (ou quase: V20 e V5 contam à parte? Enfim) foram:

Mage: the Awakening 26 sessões

M:tAw na campanha atual foi a que mais me estimulou a criatividade, com alguns textos/diários-ou-quase de Lucian (Obrimos/Mysterium) havendo sido escritos. Arriscado dizer, mas sinto que é meu main, digamos. Ele teve, além das sessões registradas, participações em cenas na atualidade relacionadas aos jogos de HS, junto com seu até então único companheiro pc de cabal, mas que não registrei aqui, durante uma ótima sequência se passando em um simpósio do Misteryum de NY, onde uma cabal de arqueomantes apresentava a tradução de achados atlantes, gerando muita controvérsia - achados ligados diretamente à roda épica atlante de HS.

Ultimamente, da roda original, tenho jogado solo com ele, o que tem sido excelente, pela mudança de tema em prol de seu legado, fortemente inspirado em Doctor Who.

Rica em npcs e role-play, a campanha multi-rodas Cidades Fantasmas, ambientada em NY, segue com vistas promissoras em 2025.

The Unlikely Doctor

Mutant: Year Zero 25

O projeto coletivo no servidor do Discord chamado Mutante: Refúgio, em uma modalidade toss salad de rpg é o oposto da maioria das rodas que jogo hoje. Após um início traumático, em que meu Enforcer (Brutamonte) chega a perder a mão esquerda para uma lesma vampira (teve que decepar o próprio punho antes que ela lhe entrasse pelo braço), o mutante de nome Tranco vem sobrevivendo ao longo do ano (comecei a jogar no server lá por janeiro). Os jogos deixaram de ter tantos GMs como antes, mas a adoção por dois deles manteve uma frequência na roda - e os mesmos rostos familiares ajudaram, creio eu, a mesmo seguir com um plot avançando eventos dentro da Arca.

Changeling: the Dreaming 24

Uma de minhas rodas favoritas desde o outro ano, o GM acena com outra ambientação de próprio cunho, para jogarmos no mesmo dia que esta. Ok, já joguei em um universo dele, ele é muito bom, nele confiamos, mas... este C:tD já mora em nossos corações. Mas, considerando que, segundo o próprio, ele não sabe como encerrar a trama - só vive abrindo plot atrás de plot -, talvez não tenhamos que nos preocupar tão cedo.

Afinal, voltamos do Sonhar Profundo onde encontramos nosso futuro freehold, tivemos que recuperar 13 meses que estivemos fora devido às discrepâncias temporais do Sonhar ao mesmo tempo que tivemos que sobreviver à politicagem sobre o que fazer com nosso achado, legalmente o mantivemos, enfrentamos espíritos vingativos, começamos o processo de inaugurar uma nova Casa Nobre, vimos o nascer de uma ameaça futura tão na base da crença negativa das pessoas que nossa melhor arma é crer na positividade da mesma ameaça (essa sessão foi muito psicodélica - como se nos faltasse), e, entre outras tantas e boas, vimos as peças se prepararem no tabuleiro de um autêntico retorno do rei - Arthur, ainda por cima: e nada disso foi concluído. :)

Trippy af.

Changeling: the Lost 19

Sempre me deu a impressão de ser uma roda menor junto à irmã M:tAw na mesma campanha das Cidades Fantasmas, mas nunca deixou de ter um charme próprio. Gareth Langström, o relutante helldiver foi feito para ser o cara de cultura geral/ocultismo do grupo, não diferente de alguns tantos que fiz e faço, mas a semelhança com Lucian foi diluindo com o passar das sessões.

Anima: Beyond Fantasy 17

Nunca pensei que fosse jogar, após 3 décadas maldizendo o original, um retroclone de Rolemaster. Pagar pela língua, eu? Pois é. Mas, como sempre ressalto, a roda que fizemos de adoráveis trapaceiros é divertidíssima, e a GM seguiu nosso estilo. Sho'Vak o alto-turak weaponmaster é meio caladão mas sempre pode ser contado sua presença.

Guarda Real 13

Retomamos após o descanso de Wakeriders e minha mestragem de Fading Suns, e foi bom ter Sava o Arquimago de volta. Houve uma pausa, agora em dezembro, mas devemos voltar em 25.

Hero System 13

Um sistema que não revia desde os anos 90 hospedou o lado épico da campanha de M:tAw, focalizado na própria Atlântida - ou, uma de suas versões -, em que eu e outros dois jogadores fazíamos semideuses sob o panteão atlante conforme o módulo The Atlantean Age, todos meio-irmãos por parte de mãe. Ter feito Daskalios, filho do deus do conhecimento e da magia Orikailos foi extremamente divertido, com falas improvisadas de toda a canastrice megalômana howardiana que eu conseguia pensar.

O GM aventou a possibilidade do trio de personagens voltar, em outras era/versões. Tomara.


Werewolf: the Apocalypse (20th Anniversary edition) 6

Na mesma São Francisco de V20, com quase todo o mesmo elenco, é outra roda extremamente divertida, de uma pack constituída de veteranos (rank 2, todos, o alfa em 3) de suas próprias desgraças, não por um acácio chamados Underdogs. Justiça Laser é o segundo Glass Walker que eu faço, do auspício Philodox, embora com seu braço biônico e Grand Klaive tenha a vocação para um autêntico Lua Cheia.

Vampire: the Masquerade (5th edition) 5

É a reciclagem, pela GM, de outra tentativa que houve problemas entre outros jogadores de antes. Passa-se em Detroit, em uma ambientação bem extra-oficial, onde as massas conhecem os seres sobrenaturais após um evento cataclísmico que nem a Tecnocracia conseguiu varrer para baixo dos panos. O convívio é inspirado em séries como True Blood, meu personagem é um ex-investigador policial que agora trabalha para a Aliança, um consórcio inter-sobrenatural que gerencia da diplomacia ao merchandising à produção de sangue sintético. John Conrad, Tremere da Casa Carna, talvez um pouco sisudo demais para o que era a roda, mas faz parte.

EarthDawn 4

Bom rever um jogo que apenas brevemente joguei lá pelos anos 90, ainda que de forma reduzida e mais mecânica. Dessa vez, entretanto, devo dizer que não gostei muito do sistema.

Dungeons & Dragons 5e - Descida em Avernos 3

Vampire: the Masquerade (20th Anniversary edition) 3

Irmã mais velha mas menos jogada que a de W:tA, os personagens também são veteranos, com uma pontuação até superior às do outro jogo, com ancillas de mais de 100 anos de idade, Abraçados logo após o incêndio da cidade do início do Século XX; organizados em uma coterie com fins de renovar a cidade. Edwin Prescott, do Clã Tremere, é um cara estranhamente gente boa, em um mundo de víboras e víboras tremerianas...

Wakeriders: 2

Conan: Adventures in an Age Undreamed Of  2

É, pois é.

Exalted, Blade Runner, Kilombo, Muito Abaixo do Oceano, Alien, TMNT 1

Essas últimas rodas não chegaram a marcar no meu imaginário, infelizmente, por terem sido apenas de uma sessão - salvo TMNT, em que Ottiz chegou a ser desenhado e bem esperado para a campanha que nunca aconteceu, assim como Ula a Bruxa do Mar, já do outro ano, para o GM de Exalted testar as águas - mas não foi desta vez. 

Então, do elenco final de 2024, temos Lucian (M:tAw), Jorge (C:tD), Gareth (C:tL), Sava (GR), Edwin (V20), John Conrad (V5) pelo time nerd fedido intelectual; e Sho'Vak (ABF), Tranco (MYZ) e Justiça Laser (W:tA) e Montanha do Sul (Scion) do time tosco de combate. Para um pessoal mais ponderado (?), Veselin (ED) e Xarilan (D&D). Eu gosto de jogar em contraste, via de regra. Apenas lamento pelos personagens que rodaram pouco por rodas que não vingaram, mas faz parte do jogo.

Afinal, há jogos que, digamos, are not meant to be.

Earthdawn teve uma sessão a menos do que se pretendia, devido à desistência de um dos jogadores logo no final, e não voltamos. Era uma aventura pronta, mais para 'tapar buraco' entre arcos de outras campanhas, da mesma roda. Velesin estava divertido, mas não fará falta.

Scion teve problemas de fluência como mesas por texto costumam ter, e questões do GM acabaram cancelando o jogo. Acho que ele aventou uma possibilidade de retorno neste dezembro, but so far, so nada. R. I. P., até segunda ordem, receio. Não é dessa vez que aproveito o conceito de Montanha do Sul, que surgiu em uma antiga mesa minha de Aberrant como npc.

Conan 2d20 e V5 apenas não deram certo comigo, por motivos entre uma mecânica que não gostei e estilos de jogo que realmente não são minha praia: as rodas continuam, que divirtam bastante os envolvidos. Whatshisname e John Conrad, agradecimentos, mesmo assim, tal como, é claro, aos respectivos GMs.

Pena, era até divertido observar a mecânica do Story-Teller System tanto do V20 como do V5 nos casos de Prescott e Conrad, dois Tremere, por mais que pesasse a diferença da pontuação (bem avançada e inicial, respectivamente). Talvez consiga ver isso ano que vem com W:tA e Werewolf: the Forsaken, caso essa roda ocorra (no mesmo universo das Cidades Fantasmas).

Falando em ano que vem, talvez haja a oportunidade de embarcar em outro rpg jurássico, Rifts, que aproveitarei para fazer outro personagem dragão, e atualizar as impressões neste post aqui. Apotheosis Drive X e Mindjammer, ambientes de Fate, também aventados como possibilidades.

Ainda há conversas não firmadas sobre outra roda ou de Mage: the Ascension ou outra de Changeling: the Dreaming pelo GM de W:tA e V20, na mesma São Francisco de campanha. Mas nada, nada certo.

De preferências pessoais, gostaria de voltar a jogar Exalted, mas por enquanto é pedir um pouco demais.

Vamos ver o que o ano novo nos traz.

Um Feliz 2025 a todos!


2o semestre - M

FS        2

M:tAw - Uma outra Portland

 O ano se encerra com M:tAw, o que pra mim dá um sabor à parte. A solo com Lucian e seu casal de companions levou a outro Bolsão, inspirado por Portland e controlado pelo Deus-Máquina, sob uma vigília aparentemente impotente de um arquimago do Diamante... houve pessoas salvas, corre-corre, e mistérios investigados. Não posso reclamar.

Que venha 2025 :)

sábado, 28 de dezembro de 2024

MYZ of Thrones...

 Conspirações de assassinato entre Chefões dão o tom inicial da sessão, e 'a melhor defesa é o ataque'.  Do lado de fora, vêm relatos de que Helldrivers se aproximam da localização de nossa Arca... 

Enquanto isso, um bebê é resgatado da Zona pelo, e mistérios sobre o Éden começam a ser revelados, com base em um achado nosso sessões atrás. Uma expedição é montada para resgatar a desconhecida mãe do bebê no dia seguinte vai encontrá-la prisioneira de mutantes ferais com um gosto por carne humana - ou do que conseguissem capturar. Um dramático combate se dá, com dois npcs do nosso lado estrebuchando ainda no primeiro round devido à iniciativa mais alta dos inimigos e o uso de mutação - nossos pools de pontos de mutação deram um farto arsenal ao GM. Tanto melhor por um lado: a conspiração passava por sua eliminação.

A mãe é resgatada, os pcs sobrevivem, e voltamos para a Arca vitoriosos - com pistas sobre o Éden e a origem dos Mutantes. 

Belo gancho pra um fim de temporada/de ano.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

M:tAw - Investigações em andamento

A identidade do prisioneiro foi razoavelmente localizada, e um convite a conhecer um outro bolsão foi feito... para, quem sabe, encontrar a conexão com os mistérios já levantados.

Mais, semana que vem.

domingo, 22 de dezembro de 2024

W:tA - Space: the Final Frontier...

 Em São Francisco, após servirmos sashimi de Gaia, as peripécias de nossos valentes heróis peludos os levam a conhecer seu primeiro oficial dos Void Engineers, notar que a origem de todo o caos presentes foi nosso inconspícuo contratante e, ao final, nossa theurge desliza um tombo maior em direção à wyrm... brincar com aquele morcego jaggling ainda vai render muitos frutos.

sábado, 21 de dezembro de 2024

MYZ - Never a dull day...

 Tranco desce o longo poço da Arca agora contaminado, inaugurando uma insuspeita carreira de escafandrista e descobrindo corpos em decomposição ancorados ao fundo da cisterna... enquanto isso, brigas por causa da água em escassez ocorrem na Arca.

Na segunda cena, uma equipe foi enviada  para o local com água potável e carniçais da sessão anterior, onde conseguimos com razoável sucesso trocar nosso excesso de comida por água - e era bom que saíssemos logo, antes que o sol se pusesse e eles se tornassem mais confiantes...

Na volta, a terceira cena, digna de Mad Max, com nosso caminhão-pipa abastecido de água correndo de Helldrivers: conseguimos eliminá-los, não sem antes alguns machucados... 

Glória para a Arca.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

M:tAw - Solamente...

 Prosseguindo, nos destaques do dia seguinte temos a entrevista com outro velho camarada do mago assassinado que revelou mais sobre a pesquisa deste; e depois uma investigação nos laboratórios do Mysterium sobre uma recente aparição da enigmática caixinha de música - e a constatação de que ela tem um prisioneiro...

Mas o grande acontecimento foi aparição da filha natural de um personagem graúdo do cenário vindo diretamente da China (onde outra roda da mesma campanha acontece), querendo por  sua situação em pratos limpos - e com meios sobrenaturais amedrontadores para isso.

Mó rolê.

domingo, 15 de dezembro de 2024

MYZ - Muitos peixes neste aquário...

No nosso MYZ matutino, descobrimos o destino de uma expedição sumida, coincidindo com o objetivo de encontrar uma fonte de água potável para nossa Arca - resgatamos nossos feridos e encurralados, o problema agora é a praga local de Carniçais.

E o calendário de jogos vai se encerrando...

sábado, 14 de dezembro de 2024

MYZ - Desta água não beberei...

 Hoje tivemos o início de um arco um pouco diferente do 4X costumeiro - explore, explode, exploit, expand - quando descobrimos que a fonte de água limpa da Arca está terrivelmente contaminada.

E nas interações, aquele feeling de que Tranco, alguma hora - se não morrer, pq o sistema é daqueles -, ainda muda a classe para Chefão...

Mais, na próxima sessão.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

ABF - Um passeio no shopping center...

 De posse de uma chave afanada de um Inquisidor, uma visita à Catedral-Mansão da cidade nos revelou uma estranha sala maior do que deveria ser, com alguns objetos mágicos para o bel prazer de nossos necessitados heróis.

No quarto ao lado, um infeliz incidente envolvendo um ocupante que desperta graças aos movimentos não sutis de Sho'Vak alcova adentro, resultando em uma defesa atrapalhada contra uma pobre daimah que tentava desmaiá-lo com um travesseiro mas acabou se cravando em suas garras. Ela ficou inconsolável.

Mas faz parte.

Mais, semana que vem.

GR - Investigações finais...

 Após a vitória contra os assassinos de super-poderosos, descobrimos que tudo se deve a uma arqui-maga da era mítica do cenário, beirando 4000 anos. 

Mais, em algumas semanas. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

M:tAw - Solo

 Hj foi o primeiro jogo solo com meu personagem das rodas de sexta, Lucian, o livreiro, Obrimos do Mysterium.

Boas cenas: a primeira,  em um Bolsão estático no Tempo,  onde seu ocupante morrera havia décadas, vítima do Culto do Relógio do Apocalipse, ele descobre sua identidade, causa da morte e projetos.

Em seguida, ótima cena com sua aluna, que será sua Companion, em um café de pequenas confissões pessoais. 

Como se não bastasse, um novo contato é feito ainda na rua, com uma vampira disposta a uma boa conversa, livros exóticos e alguns segredos sobre o mago falecido, como seu antigo endereço vizinho - e um nome.

Fechamos com um encontro com o nome, amigo do falecido, que passara essas décadas se perguntando o que lhe acontecera, e concorda em apresentar Lucian à família, como especialista em livros para avaliar o acervo.

Mais, espero, semana que vem.

W:tA - Sashimi de Gaia

 Com 18 sucessos de dano de Grand Klaive fica difícil dar qquer outro ttl a essa postagem. Pobre MiB.

Após contratamos o segundo investigador sobrenatural atrás da perdida criança-enxaqueca, ontem fomos convocados para uma reunião com a chefia. Troca de outbitching com a chefia do septo vizinho testemunhada depois, uma crise passa na TV envolvendo a macabra mansão dos cogumelos da wyrm, e fomos despachados pra lá. 

Foi tenso, e divertido. 

domingo, 8 de dezembro de 2024

MYZ matutino

 Sessão parruda, em que, investigando um estranho prédio em um setor a 3 horas da Arca, deparamos com um grupo de Helldrivers fazendo o mesmo - mas os enganamos com uma isca macabra, liquidamos a oposição e nisso apossamos de um poderoso caminhão estilo Mad Max (espetos, blindado, etc.). Ainda conseguimos entrar no prédio e reaver alguns artefatos, evadindo de lá rapidamente devido à Podridão contaminando o ambiente. Glória para a Arca!

sábado, 7 de dezembro de 2024

C:tD - Das Armas e os Barões assinalados

 Já ia esquecendo, injustamente, por problemas informáticos... quinta (5) tivemos Changeling: the Dreaming, em que em um belo banquete quimérico distribuímos alguns títulos de nobreza de nossa nova Casa - além do desenvolvimento de algumas investigações e pequenas iniciativas pessoais.

MYZ noturno

 Resgatamos mais desgarrados de nossa Arca, enquanto a oposição traz mais escravos... luzes estranhas na floresta, aranhas gigantes e, no fim, um rosto conhecido e um bom loot.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

M:tAw - Pequena despedida...

O interrogatório é concluído a contento e a nova cabal parte para se reunir e se conhecerem melhor - e uma caixinha de música surge ao longo do caminho e leva Lucian embora...

Carreira solo começando em breve. 

domingo, 1 de dezembro de 2024

MYZ vespertino

 Na corrida por aumento de influência do novo chefe, saímos em busca de refugiados da rebelião fracassada para recrutá-los de volta à Arca como mutantes livres... antes que venham ser retornados à Arca como escravos pela concorrência. Conseguimos, após uma boa procura, encontrar um grupo de sobreviventes e retornamos em segurança.

Mais, semana que vem.

MYZ matinal

 No MYZ matinal deste domingo, saímos à procura de um Batedor sumido desde antes da fracassada revolta - e o encontramos em um território não-mapeado, tomando corrida de algumas feras, e com informações sobre a localização de uma outra Arca, nem tão distante assim da nossa.

Ainda por cima, dois Mutantes voltam, contando haverem escapado de um acampamento ainda mais próximo de humanos normais, com intenções hostis para conosco...

A vida é dura no pós-apocalipse.