Ontem, dando prosseguimento à ameaça do Dr. Rhesus, o Primeira Linha, ainda nos primeiros dias de uma Manhattan sitiada, enfrenta a evolução forçada de seus habitantes, dentre os que sobreviveram à investida do último grande mastermind... e zumbis de quebra, como efeito colateral. Ah, e Red Phoenix em coma.
Continua...
quinta-feira, 15 de julho de 2010
terça-feira, 6 de julho de 2010
RetroPunk Game Design mandando bala!
Vejam, neste link da Rede RPG, o que este estúdio brasileiro almeja lançar em terras brasis!
Rastros de Cthulhu (derivado do famoso Call of Cthulhu, da Chaosium, mas de outra firma), Eclipse Phase, Spirit of The Century, entre outros títulos que julguei jamais ser pensado sair por aqui. Se sair metade disso já tá bão. :)
Rastros de Cthulhu (derivado do famoso Call of Cthulhu, da Chaosium, mas de outra firma), Eclipse Phase, Spirit of The Century, entre outros títulos que julguei jamais ser pensado sair por aqui. Se sair metade disso já tá bão. :)
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Mais macacadas...
... doze horas após a última investida, Dr Rhesus visita a identidade secreta de Wideman, o cientista/multimilionário Marvin Smith, atrás de informações vitais para planos de dominação mundial - sob o risco de explodir o céu que nos abriga.
Tensões, reuniões e maquinações sob a sombra do último grande mastermind!!!
Mais em breve, assim espero...
Tensões, reuniões e maquinações sob a sombra do último grande mastermind!!!
Mais em breve, assim espero...
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
terça-feira, 29 de junho de 2010
Eclipse Phase: resenha ...
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Primeira Linha: Macacos me Mordam!
Invadida nesta quarta-feira última por uma incontável legião de macacos-bomba suicidas, o famigerado Dr. Rhesus pela primeira vez fez vítimas em Nova York... liderando a onda, a criatura cruelmente transformada por Rhesus, Brönte, que, em confronto direto com o Primeira Linha, tomba - juntamente com milhares de macaquinhos.
Gênese já está a bordo, disposto a sacrificar sua própria vida!
Apesar do rá-rá-rá, a coisa foi... tensa.
Gênese já está a bordo, disposto a sacrificar sua própria vida!
Apesar do rá-rá-rá, a coisa foi... tensa.
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Primeira Linha - a Blast in the Past!
Tivemos nossa primeira aventura envolvendo deslocamento no Tempo ontem, quando, por ação de um deus grego de dúbias intenções, somos enviados aos anos 40 do pós-guerra, para ter a oportunidade de matar ou não um dos mais terríveis vilões que o mundo conhece - então, com apenas um ano de idade.
Participação da Sociedade Defensora da América, os antigos heróis dantanho... muito para o delírio de um certo jovem herói, que lamenta não ter tido tempo para pedir autógrafos.
Participação da Sociedade Defensora da América, os antigos heróis dantanho... muito para o delírio de um certo jovem herói, que lamenta não ter tido tempo para pedir autógrafos.
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Primeira Linha e o Espectro dos Natais Errados
Em uma tétrica véspera de Natal, vilões fazem vítimas para todos os lados... inocentes ao redor, entre si mesmos e nossos heróis - em mais de um nível. Metade capturada, ou morta, a outra metade evadiu... por enquanto.
Foi tenso... ;-)
Foi tenso... ;-)
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 6 de maio de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Heranças...
Scott Ryder com revelações familiares... diários "holográficos", toneladas de manuscritos, tudo herdado de seu avô - assim como o dom. Participação especial de Sua Excelência o Vilão, que o forçou a usar seus poderes de forma inaudita: quando os mortos retornam à vida...
E subitamente todo esse lance de ter superpoderes não pareceu mais tão divertido assim.
Muito maneiro, em suma. :) Espero que tenha mais em breve.
E subitamente todo esse lance de ter superpoderes não pareceu mais tão divertido assim.
Muito maneiro, em suma. :) Espero que tenha mais em breve.
Marcadores:
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds
quarta-feira, 14 de abril de 2010
2012
É a data, segundo um sinistro artefato, para a invasão alienígena. Marcianos, aliás. E pesadelos.
De resto, um virus cristalino quase leva a vida do alien residente... podendo ser a resposta para a tal invasão.
Tudo normal na rotina da Primeira Linha, nesta quarta-feira... que venha mais em breve!
De resto, um virus cristalino quase leva a vida do alien residente... podendo ser a resposta para a tal invasão.
Tudo normal na rotina da Primeira Linha, nesta quarta-feira... que venha mais em breve!
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
segunda-feira, 29 de março de 2010
E mais...
... revelações bombásticas nesta segunda-feira sobre a verdadeira natureza do mundo - a segunda, em vinte dias. Assim não há coração e sanidade que aguentem...
Muito bom, como sempre. Primeira Linha, sempre às ordens!
Muito bom, como sempre. Primeira Linha, sempre às ordens!
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quarta-feira, 10 de março de 2010
Quarta de M&M
Anjos e demônios, exorcismo, sacrifícios de inocentes, demolição urbana massiva. Nesta quarta, tudo normal dentro do Universo 73.
Excelente, como sempre.
E no PL 7!
Excelente, como sempre.
E no PL 7!
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Escolhas e Sacrifcíos...
Granito sólido, cinza, três metros e meio de altura, fora o pedestal. Altivo, semblante sereno, entretanto, nada de uma dureza alexrosseana que se poderia esperar. O artista havia captado, diziam alguns contemporâneos, com perfeição o herói morto.
Um arco vermelho pintava o ar. Em breve o spray cairi, junto com a fonte da tinta. O que se ergueria, ainda estava por ser visto.
A ameaça de atentado na inauguração havia chamado atenção além do museu, e havia enchido bastante de gente nas primeiras semanas. Mas agora a novidade havia se ido, e o público diminuído para o normal.
O jovem costumava se dirigir para aquela sala específica. Adorava a ala da Sociedade Defensora da América, mas o que curtia mesmo era a Aliança dos Heróis. Conhecia bastante a história de vários dos retratados ali, assim como o de seu líder e fundador.
Ficava em silêncio, admirando, uma fonte de inspiração.
O azul do céu profundo, naquele outono de Nova York. Não fazia ainda tanto frio assim, embora o sentisse vindo, cada vez mais perto, como se querendo confortá-lo. Aconchegante.
Mas não, aquela garota do cabelo esquisito berrava algo que ele não ouvia, e estragava tudo.
Havia uma ressonância qualquer naquela sala. Uma boa vibração, ou assim acreditava. Apreciava o silêncio particularmente aqui, neste ponto, quando não havia mais ninguém e ele podia apreciar a estátua do herói morto, em reverência quase religiosa. Talvez por ter a certeza daquele momento a sós que a estátua virou seu enorme rosto para ele e lhe disse:
- Não, não: ainda não acabou! -- e com um breve impulso, partiu em um facho roxo para o alto e avante, contra um teto que não era mais teto. Não era nada.
Seus olhos reviravam, o céu azul perdendo o sentido, e virando algo negro além da ausência da luz. a linha branco-roxa em altíssima velocidade contra tudo aquilo que era errado, pelo simples existir.
A linha branco-roxa havia se perdido no grande nada, que colapsava sobre si mesmo, devolvendo o mundo logo abaixo uma nova chance pela sanidade.
- Não, não: ainda não acabou - repetiu a voz, incorpórea. Olhou ao redor e viu o rosto de pedra do herói morto definhando a olhos vistos, como uma uva-passa.
Acordou mal sufocando um berro, e não era a primeira vez. A mão segurava, em forma de garra, o ventre incólume. As noites no Geodo não pareciam mais tão seguras, mas sim infinitamente mais solitárias.
E nesta quarta houve mais M&M - Universo 73. Inspirador, como podem ver.
***
Um arco vermelho pintava o ar. Em breve o spray cairi, junto com a fonte da tinta. O que se ergueria, ainda estava por ser visto.
***
A ameaça de atentado na inauguração havia chamado atenção além do museu, e havia enchido bastante de gente nas primeiras semanas. Mas agora a novidade havia se ido, e o público diminuído para o normal.
O jovem costumava se dirigir para aquela sala específica. Adorava a ala da Sociedade Defensora da América, mas o que curtia mesmo era a Aliança dos Heróis. Conhecia bastante a história de vários dos retratados ali, assim como o de seu líder e fundador.
Ficava em silêncio, admirando, uma fonte de inspiração.
***
O azul do céu profundo, naquele outono de Nova York. Não fazia ainda tanto frio assim, embora o sentisse vindo, cada vez mais perto, como se querendo confortá-lo. Aconchegante.
Mas não, aquela garota do cabelo esquisito berrava algo que ele não ouvia, e estragava tudo.
***
Havia uma ressonância qualquer naquela sala. Uma boa vibração, ou assim acreditava. Apreciava o silêncio particularmente aqui, neste ponto, quando não havia mais ninguém e ele podia apreciar a estátua do herói morto, em reverência quase religiosa. Talvez por ter a certeza daquele momento a sós que a estátua virou seu enorme rosto para ele e lhe disse:
- Não, não: ainda não acabou! -- e com um breve impulso, partiu em um facho roxo para o alto e avante, contra um teto que não era mais teto. Não era nada.
***
Seus olhos reviravam, o céu azul perdendo o sentido, e virando algo negro além da ausência da luz. a linha branco-roxa em altíssima velocidade contra tudo aquilo que era errado, pelo simples existir.
***
A linha branco-roxa havia se perdido no grande nada, que colapsava sobre si mesmo, devolvendo o mundo logo abaixo uma nova chance pela sanidade.
- Não, não: ainda não acabou - repetiu a voz, incorpórea. Olhou ao redor e viu o rosto de pedra do herói morto definhando a olhos vistos, como uma uva-passa.
***
Acordou mal sufocando um berro, e não era a primeira vez. A mão segurava, em forma de garra, o ventre incólume. As noites no Geodo não pareciam mais tão seguras, mas sim infinitamente mais solitárias.
***
E nesta quarta houve mais M&M - Universo 73. Inspirador, como podem ver.
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds
sábado, 13 de fevereiro de 2010
The Dresden Files RPG
Baseado na série de livros que gerou uma série de televisão, The Dresden Files conta sobre um investigador do paranormal, mago, e seus casos insólitos. Virou RPG pela Evil Hat, e este é o artigo que ajudei a traduzir lá para a Rede RPG.
Marcadores:
companhias e negócios,
Rede RPG
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Relutantemente...
... fomos heróis, por assim dizer, domingo passado. M&M, em uma roda que joguei somente uma vez ano passado, em que os superpoderes começam a surgir -- assim como mais do plot.
Aparentemente, um experimento foi feito quarenta anos atrás, dando um grau de poder a determinadas pessoas. Os governos se metem, capitalizam o que podem. Agora, a experiência foi repetida, mas em escala global e, ao final das contas, sem possibilidade de controle. Querendo um pedaço da ação, o elenco de quarenta anos antes deu o ar da graça, como orientadores e como oposição, enquanto corríamos atrás de um descontrolado gerador de eletricidade, enquanto a oposição procurava capturá-lo ou matá-lo. Ah, e ainda há um telepata enlouquecido da velha guarda que, segundo supus, serve como alguma forma de conduíte para alguma força extradimensional que já arrasou pelo menos um mundo em algum outro universo -- mundo de aspecto não muito diferente dos escritos do avô do personagem, fantasista de certo renome duas gerações atrás, e cujo o gosto pela escrita ecoou em seu neto, assim como alguma forma de poder...
Divertido, divertido. Scott Ryder continua conjurando reforços criativos daquilo que escreve e declama. Vamos ver até quando vai esta farra. Seus inesperados aliados incluem um homem extremamente azarado, uma adolescente riquinha e mimada extremamente forte e resistente, e um lutador profissional com poderes psíquicos.
Espero que haja mais em breve.
Aparentemente, um experimento foi feito quarenta anos atrás, dando um grau de poder a determinadas pessoas. Os governos se metem, capitalizam o que podem. Agora, a experiência foi repetida, mas em escala global e, ao final das contas, sem possibilidade de controle. Querendo um pedaço da ação, o elenco de quarenta anos antes deu o ar da graça, como orientadores e como oposição, enquanto corríamos atrás de um descontrolado gerador de eletricidade, enquanto a oposição procurava capturá-lo ou matá-lo. Ah, e ainda há um telepata enlouquecido da velha guarda que, segundo supus, serve como alguma forma de conduíte para alguma força extradimensional que já arrasou pelo menos um mundo em algum outro universo -- mundo de aspecto não muito diferente dos escritos do avô do personagem, fantasista de certo renome duas gerações atrás, e cujo o gosto pela escrita ecoou em seu neto, assim como alguma forma de poder...
Divertido, divertido. Scott Ryder continua conjurando reforços criativos daquilo que escreve e declama. Vamos ver até quando vai esta farra. Seus inesperados aliados incluem um homem extremamente azarado, uma adolescente riquinha e mimada extremamente forte e resistente, e um lutador profissional com poderes psíquicos.
Espero que haja mais em breve.
Marcadores:
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Primeira Linha, novos recrutas...
... as estripolias extradimensionais através de quadros assombrados continuam, não somente com Red Phoenix, Lightning e Wideman, mas agora com Abdul Jafar o Iluminado e Hot Spooky Chick, ela desta vez em, esperamos, caráter definitivo.
Tudo muito bom, entre evidências de um overlord extraplanar, gangues mascaradas atrás da gente e o incinerar de uma identidade secreta.
Semana que vem tem mais, assim esperamos.
Tudo muito bom, entre evidências de um overlord extraplanar, gangues mascaradas atrás da gente e o incinerar de uma identidade secreta.
Semana que vem tem mais, assim esperamos.
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Fins e começos...
A Wizards of the Coast anuncia o fim do Star Wars Saga. Por motivos financeiros, segundo alegam. Ainda estão lançando os últimos produtos este ano.
Quase comprei o core, algum tempo atrás. Fico feliz por não tê-lo feito. Há algo de ingerenciável, para mim, no d20 e similares, do ponto de vista de de trás do screen. Mas isso é limitação minha, não se apoquentem com minha opinião, fãs de D&D e quejandos.
Cubicle 7 anuncia novo rpg para O Senhor dos Anéis. Depois que a Decipher se lixou, essa firma européia se encarregará de lançar o terceiro rpg da franquia. O anúncio carrega bem em cima da qualidade dos designers do jogo responsáveis pelo que já se chama The One Ring RPG.
A vêire, a vêire... traduzi a segunda para a Rede RPG, quando sair, eu ponho cá os links.
UPDATE: The One Ring RPG e Fim do SW Saga, em português.
Quase comprei o core, algum tempo atrás. Fico feliz por não tê-lo feito. Há algo de ingerenciável, para mim, no d20 e similares, do ponto de vista de de trás do screen. Mas isso é limitação minha, não se apoquentem com minha opinião, fãs de D&D e quejandos.
Cubicle 7 anuncia novo rpg para O Senhor dos Anéis. Depois que a Decipher se lixou, essa firma européia se encarregará de lançar o terceiro rpg da franquia. O anúncio carrega bem em cima da qualidade dos designers do jogo responsáveis pelo que já se chama The One Ring RPG.
A vêire, a vêire... traduzi a segunda para a Rede RPG, quando sair, eu ponho cá os links.
UPDATE: The One Ring RPG e Fim do SW Saga, em português.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
MM D.C. Rio: Vingadores ao Combate!
E tivemos o primeiro DC Rio do ano, com os Vingadores correndo atrás de um cientista vilão, com informações sobre roubos e distribuição de armas avançadas, de alguma forma correlacionado com os eventos das sessões anteriores... apenas para descobrir que ele era prisioneiro de sua própria maior criação, um andróide senciente chamado Ultron (sim, os nomes são familiares, depois de um certo tempo).
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds
domingo, 17 de janeiro de 2010
Operação Santa Cruz
Mestrei Aberrant ontem, para os Dragões da Independência. "Operação Santa Cruz", enquanto cuidavam para um encontro secreto de alguns dignatários bolivianos e representantes do governo brasileiro tratando de uma eventual secessão... até que a oposição àquela idéia surge, na forma de um Nova com firmes convicções a respeito do contrário. Mas todos foram salvos no final.
Veremos quando tem mais.
Veremos quando tem mais.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante...
... pintou ontem uma roda de Guerra nas Estrelas, Saga System, passando-se alguns milhares de anos antes dos filmes, centrada no povo Mandaloriano (Bobba Fett é o último deles), uma cultura nômade de mercenários e guerreiros que não conhece outro caminho senão o da guerra.
Jogamos ontem para sentir o sistema, uma variante do D&D 4E. A parte do combate de naves ficou meio-meio, mas no geral ficou muito bom, sim.
Os personagens foram feitos com 9-12 níveis. Exan Bakk, é uma espécie de scholar-warrior, estratego, avesso a Siths e Jedis, especialmente depois de eventos que jogaram seu povo em desgraça. alvez seja também um dos últimos taungs, mandalorianos originais.
Vamos ver qaundo tem mais.
E ainda, ao final, de improviso fizemos para uma quem sabe campanha em Ravenloft personagens ao estilo "old school": 3d6 e na ordem dos atributos. Tosqueira pura, especialmente "aquilo" que deu em meus stats. É feio, mas é meu.
Jogamos ontem para sentir o sistema, uma variante do D&D 4E. A parte do combate de naves ficou meio-meio, mas no geral ficou muito bom, sim.
Os personagens foram feitos com 9-12 níveis. Exan Bakk, é uma espécie de scholar-warrior, estratego, avesso a Siths e Jedis, especialmente depois de eventos que jogaram seu povo em desgraça. alvez seja também um dos últimos taungs, mandalorianos originais.
Vamos ver qaundo tem mais.
E ainda, ao final, de improviso fizemos para uma quem sabe campanha em Ravenloft personagens ao estilo "old school": 3d6 e na ordem dos atributos. Tosqueira pura, especialmente "aquilo" que deu em meus stats. É feio, mas é meu.
Marcadores:
jogados em 2010,
star wars saga
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Mutants and Masterminds para iniciar o ano...
... e muito bem iniciado, aliás.
Meu prezado Dom Gárgula retoma o Universo 73, NY. Red Phoenix, Lightning e Wideman novamente contra o crime...
Entre um estranho quadro que se torna um portal sobrenatural para uma dimensão mística, sequestros de meninas por neonazistas, e um manicômio com um internado capaz de dar algumas pistas, foi tudo muito divertido! Que venha a próxima em breve.
Meu prezado Dom Gárgula retoma o Universo 73, NY. Red Phoenix, Lightning e Wideman novamente contra o crime...
Entre um estranho quadro que se torna um portal sobrenatural para uma dimensão mística, sequestros de meninas por neonazistas, e um manicômio com um internado capaz de dar algumas pistas, foi tudo muito divertido! Que venha a próxima em breve.
Marcadores:
1L,
jogados em 2010,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
domingo, 3 de janeiro de 2010
Mestragens 2010?
Há uma pequena pressão das bases, por assim dizer. Não sei, infelizmente.
Aberrant é o que eu me sinto mais à vontade de mestrar. Seja Dragões da Independência, seja Team Tomorrow Europa do Leste. Entretanto, é um jogo que, quanto mais datado, mais seus problemas ficam evidentes.
Mutants and Masterminds também, com a Rio 73. Mas inconstâncias meio que me tiraram o tesão real de mestrar.
Fading Suns é uma possibilidade. Não me furtaria a rebootar A Estrada Para Bizâncio, mas poderia fazer algo bem diferente.
Castle Falkenstein... anos que não abro os livros, mas sei que seria como andar de bicicleta.
Vamos ver.
Aberrant é o que eu me sinto mais à vontade de mestrar. Seja Dragões da Independência, seja Team Tomorrow Europa do Leste. Entretanto, é um jogo que, quanto mais datado, mais seus problemas ficam evidentes.
Mutants and Masterminds também, com a Rio 73. Mas inconstâncias meio que me tiraram o tesão real de mestrar.
Fading Suns é uma possibilidade. Não me furtaria a rebootar A Estrada Para Bizâncio, mas poderia fazer algo bem diferente.
Castle Falkenstein... anos que não abro os livros, mas sei que seria como andar de bicicleta.
Vamos ver.
Ano novo, PC novo...
... Sir Alain Pendrake, Paladino nível 1, para a ambientação Reinos de Ferro, ready to rumble.
A história é um retake de algumas coisas minhas: família nobre em decadência - não soube mudar com o vento na hora certa - encontra em um de seus filhos, que se revela um paladino, uma chance de um bom casamento para melhorar sua situação.
O personagem foi feito para jogar a primeira aventura da Trilogia do Fogo das Bruxas. Vamos ver quando sai.
A história é um retake de algumas coisas minhas: família nobre em decadência - não soube mudar com o vento na hora certa - encontra em um de seus filhos, que se revela um paladino, uma chance de um bom casamento para melhorar sua situação.
O personagem foi feito para jogar a primeira aventura da Trilogia do Fogo das Bruxas. Vamos ver quando sai.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
No Contar de 2009...
2009 foi um saldo baixíssimo, comparado com outros anos... coisas da vida. Mestrei quatro vezes (na verdade foram mais, de M&M, mas sessões solo tão diluídas de papo que nem cheguei a anotar), Aberrant e Mutants & Masterminds, duas entradas cada. Não consegui, como gostaria, de dar continuidade a Team Tomorrow Europa do Leste, paciência. Meio que idem para Dragões da Independência. Já Rio 73 (M&M) teve um pouco mais de sorte.
Joguei 14 vezes: "Grécia d20" (1), Dungeons & Dragons (1), Scion (1), Star Wars Saga (1), Wu Shu (2), Mutants and Masterminds (4) e O Senhor dos Anéis (4). Dois casos em que a campanha perambulou em um segundo sistema: Star Wars (do Saga para o Wu Shu) e um brevíssimo retake de uma campanha secundária ligada à eternamente saudosa Cruzeiro do Sul, originalmente em Aberrant.
Mutants & Masterminds foi o mais badalado, com até três campanhas potenciais entre 09 e agora 10 rolando: a de uma adaptação de campanhas prévias (cuja já citada Cruzeiro do Sul é uma variante) que apelidamos DC Rio (PL 10+), com diversos personagens desses outros momentos e outro sistema (originalmente em DC Heroes, daí o nome), com a cronologia ainda baseada no universo das DC Animated Series; uma em que os superpoderes começam a surgir na Terra, nos dias atuais (PL 4 no início, subindo aos poucos até, onde entendo, 10); e a promessa da retomada da tão amada Universo 73 (PL 6).
Para uma galeria 09, ficariam poucos: os novatos Scott Ryder e Invasor (das campanhas de M&M acima), Errol Flynn, er... aquele paladino dragonborne, Aster Rex, Cylon de Knossos e meu prezadíssimo Aelfwinë, que após um hiato de uns três anos o GM finalmente concluiu a campanha.
Bem, faz-se o que pode. A você que comigo se sentou à mesa de jogo, obrigado pelo seu tempo, e pela diversão. E nos vemos em 2010!
Joguei 14 vezes: "Grécia d20" (1), Dungeons & Dragons (1), Scion (1), Star Wars Saga (1), Wu Shu (2), Mutants and Masterminds (4) e O Senhor dos Anéis (4). Dois casos em que a campanha perambulou em um segundo sistema: Star Wars (do Saga para o Wu Shu) e um brevíssimo retake de uma campanha secundária ligada à eternamente saudosa Cruzeiro do Sul, originalmente em Aberrant.
Mutants & Masterminds foi o mais badalado, com até três campanhas potenciais entre 09 e agora 10 rolando: a de uma adaptação de campanhas prévias (cuja já citada Cruzeiro do Sul é uma variante) que apelidamos DC Rio (PL 10+), com diversos personagens desses outros momentos e outro sistema (originalmente em DC Heroes, daí o nome), com a cronologia ainda baseada no universo das DC Animated Series; uma em que os superpoderes começam a surgir na Terra, nos dias atuais (PL 4 no início, subindo aos poucos até, onde entendo, 10); e a promessa da retomada da tão amada Universo 73 (PL 6).
Para uma galeria 09, ficariam poucos: os novatos Scott Ryder e Invasor (das campanhas de M&M acima), Errol Flynn, er... aquele paladino dragonborne, Aster Rex, Cylon de Knossos e meu prezadíssimo Aelfwinë, que após um hiato de uns três anos o GM finalmente concluiu a campanha.
Bem, faz-se o que pode. A você que comigo se sentou à mesa de jogo, obrigado pelo seu tempo, e pela diversão. E nos vemos em 2010!
domingo, 22 de novembro de 2009
Dragões da Independência
Com apenas um tiro disparado, dois personagens foram, conheceram, reconheceram, recuperaram e evadiram... de uma festa de narcotrafas bolivianos, onde a concorrência - quantum powered - apareceu para eliminar quem fosse.
Party crashers rodou bem, creio... ao menos consegui jogar uma vez nesse feriado. Espero poder continuar em breve.
Party crashers rodou bem, creio... ao menos consegui jogar uma vez nesse feriado. Espero poder continuar em breve.
Marcadores:
Aberrant,
DdI,
mestrados em 2009
domingo, 15 de novembro de 2009
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
A Saga da Eotheod
Após este hiato de 2-3 anos, encerramos ontem, e muito a contento.
Velhas buscas pessoais resolvidas, novas portas abertas, muito heroísmo, combate, um javali como nunca antes e provavelmente nunca depois deitado... e a volta para casa. Aelfwinë princess-banger com muitas e muitas canções e histórias para criar. Talvez haja ainda uma sessão para acertar pequenas pontas, mas all-in-all, tudo muito divertido.
Valeu o peixe. :)
Velhas buscas pessoais resolvidas, novas portas abertas, muito heroísmo, combate, um javali como nunca antes e provavelmente nunca depois deitado... e a volta para casa. Aelfwinë princess-banger com muitas e muitas canções e histórias para criar. Talvez haja ainda uma sessão para acertar pequenas pontas, mas all-in-all, tudo muito divertido.
Valeu o peixe. :)
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
E mais M&M DC
Dando sequência ao jogo de ainda outro dia, os novos heróis investigam a origem do ataque ao Comando Militar do Leste por thanagarianos e uma gangue local de supercriminosos, em uma estranhíssima e improvável coincidência. O motivo do roubo? Jóias de poder que podem abalar os fundamentos do universo...
Os personagens se dividiram em duplas ou trios indo atrás de velhos nomes e contatos no submundo. Dois deles terminaram em salutar pancadaria pública, em bairros da cidade. O terceiro ia bem, até que... coisas aconteceram. Coisas sempre acontecem.
Mas nós fomos, nós vimos, nós chutamos traseiros. Ainda deu tempo de destronar NPCs que se achavam do comando.
Muito, muito divertido. :)
O grande destaque, cabe notar, foi a telepresença de um dos jogadores, migrado para o Canadá... nerdice e tecnologia sem limites!
Os personagens se dividiram em duplas ou trios indo atrás de velhos nomes e contatos no submundo. Dois deles terminaram em salutar pancadaria pública, em bairros da cidade. O terceiro ia bem, até que... coisas aconteceram. Coisas sempre acontecem.
Mas nós fomos, nós vimos, nós chutamos traseiros. Ainda deu tempo de destronar NPCs que se achavam do comando.
Muito, muito divertido. :)
O grande destaque, cabe notar, foi a telepresença de um dos jogadores, migrado para o Canadá... nerdice e tecnologia sem limites!
Marcadores:
jogados em 2009,
Mutants and Masterminds
sábado, 10 de outubro de 2009
Wushu & D&D
Jornada dupla neste sábado: Star Wars via Wu Shu, adaptando um personagem que fiz meses atrás, e Dungeons & Dragons.
Errol Flynn:
- Dashing Manners 5 (ousadias acrobáticas e sociais)
- A Feint and a Smile 4 (combate de forma geral)
- Old Name 4 (contatos com sua família, ex-nobres e atuais corsários)
- Damsel in Distress
Apaixonar-se pela princesa que encarará um horrível casamento, salvá-la de seus sequestradores na mesma noite, dançar com a morte em tentativas loucas de resgatá-la, sentir a adrenalina que se confunde com suas lágrimas após resgatá-la, e o beijo ao herói devidamente merecido.
Ok, menos esta última parte, mas ainda está-se trabalhando nisto.
O sistema, é claro, deslizou. A Balada do Cafajeste um dia, um dia...
Em seguida engatamos em um D&D 4E, fiz um paladino Dragonborn, no papel de striker. Bem interessante, e um quê de nostalgia: jogamos a parte inicial de Temple of Elemental Evil, ainda na vilazinha de Homlet, coisa que fiz deve fazer quinze anos atrás. O sistema pareceu bem interessante, e extremamente parecido com o MMORPG World of WarCraft. Não é à toa que a Blizzard e a Wizards estão, pelo que sei, ajustando os sistemas para que futuramente WoW se torne totalmente compatível com D&D.
Bem proveitoso.
Errol Flynn:
- Dashing Manners 5 (ousadias acrobáticas e sociais)
- A Feint and a Smile 4 (combate de forma geral)
- Old Name 4 (contatos com sua família, ex-nobres e atuais corsários)
- Damsel in Distress
Apaixonar-se pela princesa que encarará um horrível casamento, salvá-la de seus sequestradores na mesma noite, dançar com a morte em tentativas loucas de resgatá-la, sentir a adrenalina que se confunde com suas lágrimas após resgatá-la, e o beijo ao herói devidamente merecido.
Ok, menos esta última parte, mas ainda está-se trabalhando nisto.
O sistema, é claro, deslizou. A Balada do Cafajeste um dia, um dia...
Em seguida engatamos em um D&D 4E, fiz um paladino Dragonborn, no papel de striker. Bem interessante, e um quê de nostalgia: jogamos a parte inicial de Temple of Elemental Evil, ainda na vilazinha de Homlet, coisa que fiz deve fazer quinze anos atrás. O sistema pareceu bem interessante, e extremamente parecido com o MMORPG World of WarCraft. Não é à toa que a Blizzard e a Wizards estão, pelo que sei, ajustando os sistemas para que futuramente WoW se torne totalmente compatível com D&D.
Bem proveitoso.
Marcadores:
Dungeons and Dragons,
jogados em 2009,
Wushu
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Avante... Vingadores?
E o Invasor estréia nesta quinta, no momento em que um grupo de supers de campanhas prévias do GM e alguns dos jogadores pensam em reunir-se novamente... a tempo de uma invasão de supervilões no comando do exército, casando com uma igual invasão de mercenários thanagarianos ao mesmo local, todos atrás de uma super-arma. Foi bom rever conterrâneos, e houve muito diálogo entre o clangor das armas.
Muito legal!
Muito legal!
Marcadores:
jogados em 2009,
Mutants and Masterminds
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Mais M&M...
Mestrei sexta passada para o Comodoro e Friaca, er, digo, Iceberg, botando areia num carregamento de drogas no porto do Rio. Um tanto ou quanto dispersa a sessão, mas eu me diverti, pelo menos.
Carcará deve voar quinta que vem. Aliás, renomeado Invasor...
Carcará deve voar quinta que vem. Aliás, renomeado Invasor...
Marcadores:
mestrados em 2009,
Mutants and Masterminds
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Carcará
PC novo pra uma campanha de M&M, mais ou menos baseada no universo DC das animações e muito em campanhas antigas.
Ukron Rok era um thanagariano invasor destacado para uma instalação carcerária no interior do NE brasileiro, que simplesmente cansou de sucessivas guerras de conquistas, tão típicas de seu povo, rebelando-se contra a crueldade de seu comandante, ao dispensar muito mais chicotadas no lombo de um prisioneiro escravo além do que o regulamento, a tradição e a justeza permitiam - sabem como é, há limites mesmo para conquistadores sanguinários.
Na hora da virada dos heróis da Terra, foi reconvocado da prisão para defender a base, apenas para então fazer o serviço do inimigo, e deixado para trás. Após ter tido sua participação no caso esclarecida, foi posto em liberdade, meio sumindo pelo NE, mesmo. É feliz sendo sócio de uma barraca de água de côco, esticadão em uma rede, curtindo umas cervejas e vendo como o mar, quando quebra na praia é bonito, é bonito.
Claro, às vezes, o dever - ou a encrenca, o que convenhamos é a mesma coisa, nessa linha de trabalho - chama.
Ukron Rok era um thanagariano invasor destacado para uma instalação carcerária no interior do NE brasileiro, que simplesmente cansou de sucessivas guerras de conquistas, tão típicas de seu povo, rebelando-se contra a crueldade de seu comandante, ao dispensar muito mais chicotadas no lombo de um prisioneiro escravo além do que o regulamento, a tradição e a justeza permitiam - sabem como é, há limites mesmo para conquistadores sanguinários.
Na hora da virada dos heróis da Terra, foi reconvocado da prisão para defender a base, apenas para então fazer o serviço do inimigo, e deixado para trás. Após ter tido sua participação no caso esclarecida, foi posto em liberdade, meio sumindo pelo NE, mesmo. É feliz sendo sócio de uma barraca de água de côco, esticadão em uma rede, curtindo umas cervejas e vendo como o mar, quando quebra na praia é bonito, é bonito.
Claro, às vezes, o dever - ou a encrenca, o que convenhamos é a mesma coisa, nessa linha de trabalho - chama.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
SdA - Finalmente em casa!
Mais um episódio ontem da Saga da Éothéod: finalmente, chegamos a Freiburg, após uma quase emboscada de orcs, para os salões do bom rei Eomund, em uma alegre reunião de quem se adora e havia perdido as esperanças de se rever.
Ok, menos a parte do "alegre".
E a lição de hoje, crianças, foi: está vendo o que acontece quando levamos as mágoas às últimas consequências? :)
Mais em breve, ou assim espero.
Ok, menos a parte do "alegre".
E a lição de hoje, crianças, foi: está vendo o que acontece quando levamos as mágoas às últimas consequências? :)
Mais em breve, ou assim espero.
domingo, 2 de agosto de 2009
Duas
Já ia me esquecendo...
Quinta passada retomamos, após um bom tempo pela viagem de um dos jogadores, nosso jogo de Grécia d20.
Os personagens voltaram à Atlântida, dourada Atlântida, apenas para constatar... que ela irá afundar. O tempo urge enquanto deliberamos quem poderemos salvar, ao mesmo tempo que, no horizonte, uma furiosa rainha feiticeira se aproxima, provavelmente furiosa com um certo ex-súdito cretense. Serão os mantos e capas dos atlantes grandes o suficiente para esconder Cylon de Knossos? Descobriremos em breve, assim espero.
Findi passado Legolas apareceu, vai bem e é uma besta quadrada. Prossegui na solo ainda não duo com Aelfwinë, com a despedida do reino dos elfos da floresta e uma estranha certeza de imortalidade para o personagem - não importa o número de orcs até a capital do reino.
Talvez retome Dragões da Independência findi que vem, mas ainda a ver se rola a Operação Aymore.
Quinta passada retomamos, após um bom tempo pela viagem de um dos jogadores, nosso jogo de Grécia d20.
Os personagens voltaram à Atlântida, dourada Atlântida, apenas para constatar... que ela irá afundar. O tempo urge enquanto deliberamos quem poderemos salvar, ao mesmo tempo que, no horizonte, uma furiosa rainha feiticeira se aproxima, provavelmente furiosa com um certo ex-súdito cretense. Serão os mantos e capas dos atlantes grandes o suficiente para esconder Cylon de Knossos? Descobriremos em breve, assim espero.
Findi passado Legolas apareceu, vai bem e é uma besta quadrada. Prossegui na solo ainda não duo com Aelfwinë, com a despedida do reino dos elfos da floresta e uma estranha certeza de imortalidade para o personagem - não importa o número de orcs até a capital do reino.
Talvez retome Dragões da Independência findi que vem, mas ainda a ver se rola a Operação Aymore.
Marcadores:
Grécia d20,
jogados em 2009,
SdA
quinta-feira, 23 de julho de 2009
A Saga da Eótheód
Depois de alguns dois ou três anos de interrupção, ontem retornei, em uma breve sessão solo, com o bardo Aelfwinë, inesperado convidado na corte do Rei Thranduíl dos Elfos Silvestres, após por eles terem sido salvos, ele e os seus.
Foi uma sessão mais social, pegando o jeito do sistema novamente, assim como do personagem.
Próxima sessão, o bem-bom acaba, e a difícil viagem até a cidade natal - invasores bárbaros, orcs, necromantes, javalis sobrenaturais e sei lá mais o que - começa. Participação especial... Legolas!
Foi uma sessão mais social, pegando o jeito do sistema novamente, assim como do personagem.
Próxima sessão, o bem-bom acaba, e a difícil viagem até a cidade natal - invasores bárbaros, orcs, necromantes, javalis sobrenaturais e sei lá mais o que - começa. Participação especial... Legolas!
sábado, 13 de junho de 2009
Sai EIRPG, entra RPGCon...
... mesma data, no Colégio Notre-Dame em São Paulo. Mais detalhes neste artigo.
T2M EL
Mestrei quinta última, 11, minha campanha de Aberrant, do Team Tomorrow Europa do Leste, que desde setembro último não prosseguira. Problemas de agenda... foi legal, com Superman e Wired somente. Vamos ver em quanto tempo mais podemos voltar. Nessa sessão, a equipe tem que intervir e ajudar um grupo de Novas vizinhos em um atentado ecológico em alto-mar.
Vou ver se retorno em breve com mais Aberrant, e os Dragões da Independência. Dois novos personagens já feitos.
Vou ver se retorno em breve com mais Aberrant, e os Dragões da Independência. Dois novos personagens já feitos.
Marcadores:
Aberrant,
mestrados em 2009,
T2M EL
sábado, 6 de junho de 2009
Dois PCs...
Fiz dois personagens nesse fim de semana último.
Para Exalted, fiz um Lunar, um reload na verdade do personagem que já tinha em outra campanha: Nurtus, o Urso, um full-moon, ou seja, a casta guerreira. Perguntaram, qual o conceito? Wandering barbarian com machadão de duas faces. Qual a motivação? To crush your enemies. See them driven before you. And hear the lamentation of their women. Comentaram, pô, que clichê! É, pois é. Há valor a ser descoberto em um bom clichê.
Para Mutantes e Malfeitores, começando em PL 4, Scott Ryder, escritor inglês de ficção-científica e fantasia, que começa a conjurar personagens de livros escritos por ele e por outros. No mundo de campanha está começando a surgir super-seres. Visões de uma outra realidade, fantástica e terrível, de cara acometem os 'sorteados'. Pude jogar com ele no sábado. Foi engraçadíssimo o resultado, com momentos de aut0-descoberta propositalmente remetendo a Chuck, o Profeta do Senhor. O mundo está começando a ganhar poderes, e nós estamos na crista da onda...
Para Exalted, fiz um Lunar, um reload na verdade do personagem que já tinha em outra campanha: Nurtus, o Urso, um full-moon, ou seja, a casta guerreira. Perguntaram, qual o conceito? Wandering barbarian com machadão de duas faces. Qual a motivação? To crush your enemies. See them driven before you. And hear the lamentation of their women. Comentaram, pô, que clichê! É, pois é. Há valor a ser descoberto em um bom clichê.
Para Mutantes e Malfeitores, começando em PL 4, Scott Ryder, escritor inglês de ficção-científica e fantasia, que começa a conjurar personagens de livros escritos por ele e por outros. No mundo de campanha está começando a surgir super-seres. Visões de uma outra realidade, fantástica e terrível, de cara acometem os 'sorteados'. Pude jogar com ele no sábado. Foi engraçadíssimo o resultado, com momentos de aut0-descoberta propositalmente remetendo a Chuck, o Profeta do Senhor. O mundo está começando a ganhar poderes, e nós estamos na crista da onda...
A Campanha Inesquecível
De um telefonema há pouco, com um grande amigo e GM meu, que andava com questões elocubráticas sobre mestragem.
Passamos tempo horrores planejando A Campanha Inesquecível. Tanto, tanto tempo que a dita vida adulta menos e menos nos dispõe, que simplesmente não mestramos.
A Campanha Inesquecível tem mapas, histórias, folclore definidos. Suas descrições são vívidas a cada momento. Tem grandes sagas, várias rodas ao mesmo tempo em diferentes momentos da cronologia, momentos de puro role-play assim ação e combate eletrizantes. NPCs profundos, capazes de atos nobres inspiradores, assim como das mais vis traições.
A Campanha Inesquecível é aquela que seus jogadores ainda estarão falando dela daqui a 20 anos, e olharão ao redor para o que jogam e suspirarão, porque "não é a mesma coisa".
Quando, na verdade, a Campanha Inesquecível acontece. Pega a gente de surpresa. Nosso pecado é , a partir das coisas boas de uma delas, querer acreditar que há uma fórmula em seu planejar, e de tanto que planejamos, acabamos por nos afogar em tantos detalhes.
E a verdade é que queremos ser o Tolkien do RPG e, com isso, protelamos a mestragem. Simplesmente não mestramos. Há um estranho conforto nisso. Nós já sabemos que ela seria, embora ela nunca venha a ser.
Nada mais contra-producente.
Passamos tempo horrores planejando A Campanha Inesquecível. Tanto, tanto tempo que a dita vida adulta menos e menos nos dispõe, que simplesmente não mestramos.
A Campanha Inesquecível tem mapas, histórias, folclore definidos. Suas descrições são vívidas a cada momento. Tem grandes sagas, várias rodas ao mesmo tempo em diferentes momentos da cronologia, momentos de puro role-play assim ação e combate eletrizantes. NPCs profundos, capazes de atos nobres inspiradores, assim como das mais vis traições.
A Campanha Inesquecível é aquela que seus jogadores ainda estarão falando dela daqui a 20 anos, e olharão ao redor para o que jogam e suspirarão, porque "não é a mesma coisa".
Quando, na verdade, a Campanha Inesquecível acontece. Pega a gente de surpresa. Nosso pecado é , a partir das coisas boas de uma delas, querer acreditar que há uma fórmula em seu planejar, e de tanto que planejamos, acabamos por nos afogar em tantos detalhes.
E a verdade é que queremos ser o Tolkien do RPG e, com isso, protelamos a mestragem. Simplesmente não mestramos. Há um estranho conforto nisso. Nós já sabemos que ela seria, embora ela nunca venha a ser.
Nada mais contra-producente.
terça-feira, 19 de maio de 2009
domingo, 17 de maio de 2009
Três personagens...
... para jogos mais ou menos certos de participar, por questões como horário.
Mutants & Masterminds PL 8, Ion Nebula - Ian Neville consegue se transformar em uma enevoada forma energética, dando dano elétrico no volume que ocupa. É ainda capaz de operar maquinário e computadores à distância, detectar eletricidade e quetais. Originariamente um hacker habilidoso, que encontrou mais do que pretendia, sofrendo uma descarga que quase o matou. Após o coma, viu-se com estes estranhos poderes...
Fading Suns, Achmed al-Fayed. Fiz a ficha até nesse fds. Nascido em um mundo que luta pela sua independência, mas sendo a exata fronteira entre o Califado Kurgan e o Império da Fênix, cuja Casa Nobre dos Hazat ocupa ostensivamente o planeta.
Marvel Super-Heroes, Makebe. Para uma roda de mutantes, em uma ambientação mais próxima dos filmes dos X-Men. Aproveitei o gancho de um antigo personagem da roda e fiz um irmão mais novo do personagem dele, nascido em uma miséria africana, com a mutação influenciada por Vibranium, capaz de absorver rajadas de som e transformar em força física, resistência, toques explosivos e quetais. *
Vamos ver se a vida deixa...
*UPDATE: acabou que ele não explode mais nada, mas derrete o metal com facilidade. Coisas do vibranium antártico, ou seu correlato artificial.
Mutants & Masterminds PL 8, Ion Nebula - Ian Neville consegue se transformar em uma enevoada forma energética, dando dano elétrico no volume que ocupa. É ainda capaz de operar maquinário e computadores à distância, detectar eletricidade e quetais. Originariamente um hacker habilidoso, que encontrou mais do que pretendia, sofrendo uma descarga que quase o matou. Após o coma, viu-se com estes estranhos poderes...
Fading Suns, Achmed al-Fayed. Fiz a ficha até nesse fds. Nascido em um mundo que luta pela sua independência, mas sendo a exata fronteira entre o Califado Kurgan e o Império da Fênix, cuja Casa Nobre dos Hazat ocupa ostensivamente o planeta.
Marvel Super-Heroes, Makebe. Para uma roda de mutantes, em uma ambientação mais próxima dos filmes dos X-Men. Aproveitei o gancho de um antigo personagem da roda e fiz um irmão mais novo do personagem dele, nascido em uma miséria africana, com a mutação influenciada por Vibranium, capaz de absorver rajadas de som e transformar em força física, resistência, toques explosivos e quetais. *
Vamos ver se a vida deixa...
*UPDATE: acabou que ele não explode mais nada, mas derrete o metal com facilidade. Coisas do vibranium antártico, ou seu correlato artificial.
terça-feira, 12 de maio de 2009
Call of Cthulhu - O Mal Que Os Homens Fazem
Esse é o nome bonitinho que eu arranjei para o que devo mestrar em mais duas semanas: dias atuais, sistema Call of Cthulhu d20, e os personagens serão ligados ao departamento de polícia de Nova York: detetives, especialistas forenses, etc. Detetives particulares e mesmo consultores psíquicos também são opção.
A idéia é fazer uma campanha policial com um sistema ágil, em um tema mais forte: ao invés de horrores cósmicos tentaculares, o grande mal que habita a cidade é o mesmo o qual se esconde sob o coração dos homens.
Claro que, de vez em quando, whaddahell? O tentáculo pode dar tchauzinho.
A vontade de mestrar anda apitando. Recentemente vi um filme que... me deu vontade de retornar ao universo de Jornada nas Estrelas, nem que por desforra. O caminho mais certo é retornar com uma campanha que eu alcunhava Explorers, passada no Século XXIII daquele universo ficcional, tangenciando tanto a velha série quanto seus filmes. A idéia era ambiciosa - e, como tal, durou então somente uma ou duas sessões -, com cinco grandes arcos de sessões, ou mesmo "temporadas". A primeira era sobre a exploração de um setor não-cartografado, e estabelecimento de primeiros contatos com as raças locais. A segunda seria a respeito de maiores envolvimentos com os plots locais, focalizando mais em diplomacia, até a quinta, em que haveria as naves de colonização da Federação habitando este ou aquele planeta, etc.
Vamos ver.
Andei burilando ainda a idéia de um low-fantasy baseado em uma milenar ordem de caçadores de monstruosidades, em um cenário que historicamente alternativo, mas que remeta ao nosso próprio. Indo de uma Idade Média até a Revolução Industrial e um pouco além, as histórias dos membros dessa ordem, que havia encontrado um ápice logo antes de ser mergulhada em descrédito. Então teríamos a chance de jogarmos sob a guisa de caçadores solitários, arquivos-x, sociedades de exploradores, etc. Sem elfos, anões ou dragões, nada tão fantástico, a não ser nas próprias lendas do background. Apenas os personagens contando com pouco mais do que eles mesmos, tentando sobreviver às suas presas e um mundo "normal" que deles desconfia, pra início. Há uma excelente resenha de Hunter: the Vigil na Rede RPG que me levou a pensar algumas tantas cositas más. Talvez finalmente inaugure meu core de O Mundo das Trevas.
A idéia é fazer uma campanha policial com um sistema ágil, em um tema mais forte: ao invés de horrores cósmicos tentaculares, o grande mal que habita a cidade é o mesmo o qual se esconde sob o coração dos homens.
Claro que, de vez em quando, whaddahell? O tentáculo pode dar tchauzinho.
A vontade de mestrar anda apitando. Recentemente vi um filme que... me deu vontade de retornar ao universo de Jornada nas Estrelas, nem que por desforra. O caminho mais certo é retornar com uma campanha que eu alcunhava Explorers, passada no Século XXIII daquele universo ficcional, tangenciando tanto a velha série quanto seus filmes. A idéia era ambiciosa - e, como tal, durou então somente uma ou duas sessões -, com cinco grandes arcos de sessões, ou mesmo "temporadas". A primeira era sobre a exploração de um setor não-cartografado, e estabelecimento de primeiros contatos com as raças locais. A segunda seria a respeito de maiores envolvimentos com os plots locais, focalizando mais em diplomacia, até a quinta, em que haveria as naves de colonização da Federação habitando este ou aquele planeta, etc.
Vamos ver.
Andei burilando ainda a idéia de um low-fantasy baseado em uma milenar ordem de caçadores de monstruosidades, em um cenário que historicamente alternativo, mas que remeta ao nosso próprio. Indo de uma Idade Média até a Revolução Industrial e um pouco além, as histórias dos membros dessa ordem, que havia encontrado um ápice logo antes de ser mergulhada em descrédito. Então teríamos a chance de jogarmos sob a guisa de caçadores solitários, arquivos-x, sociedades de exploradores, etc. Sem elfos, anões ou dragões, nada tão fantástico, a não ser nas próprias lendas do background. Apenas os personagens contando com pouco mais do que eles mesmos, tentando sobreviver às suas presas e um mundo "normal" que deles desconfia, pra início. Há uma excelente resenha de Hunter: the Vigil na Rede RPG que me levou a pensar algumas tantas cositas más. Talvez finalmente inaugure meu core de O Mundo das Trevas.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
sábado, 2 de maio de 2009
Contagem Regressiva lá na Green Ronin
Em dois dias saberemos o que é. Mas a GR está fazendo um belo mistério para seu próximo grande lançamento, inclusive com teasers enigmáticos em seu twitter, como:
Next week we herald the beginning of a new age.
Something old, something new, something needed, something overdue.
You'll find great adventure beyond the gate.
If you want to be a knight, you better be prepared to earn it.
Everything is better with bacon.
Pinçado, aliás, do blog O Telhado de Vidro, bem aqui.
Meu chute é StarGate, baseado na série, que perdeu os direitos ano passado ou retrasado, e é compatível dom o d20, 3a. edição, e tal. O interesse da GR vem sendo pouco, para a 4E... mas claro, de repente não é nada disso e é um grande recauchute de algo da casa.
Update: É, a contagem terminou, e faço das minhas as palavras do Daniel, nos comentários:
E venceu quem apostou em Dragon Age, baseado num videogame da BioWare, divisão da Electronic Arts.
Uau. Sinto-me underwhelmed ;-)
Mas boa sorte a eles!
É. Meio bah-ish. Mas sim, boa sorte, não obstante.
Next week we herald the beginning of a new age.
Something old, something new, something needed, something overdue.
You'll find great adventure beyond the gate.
If you want to be a knight, you better be prepared to earn it.
Everything is better with bacon.
Pinçado, aliás, do blog O Telhado de Vidro, bem aqui.
Meu chute é StarGate, baseado na série, que perdeu os direitos ano passado ou retrasado, e é compatível dom o d20, 3a. edição, e tal. O interesse da GR vem sendo pouco, para a 4E... mas claro, de repente não é nada disso e é um grande recauchute de algo da casa.
Update: É, a contagem terminou, e faço das minhas as palavras do Daniel, nos comentários:
E venceu quem apostou em Dragon Age, baseado num videogame da BioWare, divisão da Electronic Arts.
Uau. Sinto-me underwhelmed ;-)
Mas boa sorte a eles!
É. Meio bah-ish. Mas sim, boa sorte, não obstante.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Star Wars Saga
Em uma sessão de jogo com sete jogadores e que, exatamente ainda por isso, destacou-se por durar pouco mais de duas horas, estreamos personagens na mais recente versão de um RPG do universo de George Lucas, o Star Wars Saga.
Eu fiz um nobre duelista, embora só tenha vindo com o nome e o conceito, deixando a mecânica para o GM, meu prezado Daniel Bezerra, que me veio com um personagem a contento, um nobre duelista de uma casa nobre decadente, forçada a seguir o caminho de corsários e low-lives semelhantes - sem jamais perder o estilo, o otimismo e o sorriso colgate e a oportunidade de fazer alguma acrobacia arriscada, necessária ou não, e ainda, com sucesso ou, em especial no caso de hoje, não...
É o moço ai da foto.

O nome? Errol Flynn, é claro, sem tirar nem por. Soa "starwarish", ao meu ver.
Foi divertido, especialmente pelo jogador que veio com um personagem que era um dróide de combate, e que se provou digno de... bem, ser um dróide de combate.
Foi divertido, bastante divertido. Infelizmente não conheço mais esta variante do d20 (que, ao contrário do que pensava, não tem a ver com a 4a edição de D&D) para poder opinar. Somente que foi bastante ágil, apesar da pancadaria em que se resumiu a sessão, além de uma breve introdução - não há melhor maneira de estrear e apresentar um sistema, afinal.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Quarteirização?
Após ter pego, respectivamente, da Holistic Design, Inc., Biohazard Games e Living Room Games; a RedBrick, Limited entrou em acordo com a Mongoose Publishing para que esta trate da publicação de Fading Suns, Blue Planet e Earthdawn, sob o selo Flaming Cobra.

São três grandes jogos, espero que consigam um bom tratamento.
Fonte: Blue Planet.com
São três grandes jogos, espero que consigam um bom tratamento.
Fonte: Blue Planet.com
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Feliz Nerdversário!
Por 750 dólares, o bolo de aniversário ideal do jogador de rpg. É sensacional! Pinçado do Combustão.org, cliquem no link que tem mais fotos!
sexta-feira, 24 de abril de 2009
M&M x2
Nesta quinta, dia de São Jorge, padroeiro do rpg, uma pequena rodada dupla de Mutants & Masterminds. Primeiro, jogando o resgate de Lightning, com Red Phoenix. Mais bate-papo do que qualquer outra coisa, in e especialmente off game, como ocorre nessas horas com amigos que não se vêem faz tempo. Mas muito bom, sim.
Depois o screen mudou de lado e eu mestrei solo para o bom e velho Brazuka, que foi parar em órbita e depois teve que enfrentar A Invasão dos Esquerdinhas da Ionosfera Superior (música de terenin subindo).
Depois o screen mudou de lado e eu mestrei solo para o bom e velho Brazuka, que foi parar em órbita e depois teve que enfrentar A Invasão dos Esquerdinhas da Ionosfera Superior (música de terenin subindo).
Marcadores:
1L,
jogados em 2009,
mestrados em 2009,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
domingo, 12 de abril de 2009
O Que Significa Ser Um Líder Do Mercado?
Duas entradas abaixo, eu me referi ao original do artigo de titulo acima. A tradução na RR já está no ar.
O trecho crucial:
"Quando a WotC comprou a TSR em 1997, uma das primeiras coisas que Peter Adkison imprimiu em todos nós foi acreditar que a Wizards podia ser TANTO uma empresa de grande sucesso E a líder no mercado dos games. Que a WotC podia ter crescentes e grandes lucros, e AO MESMO TEMPO ajudar o crescimento de outras empresas e ensiná-las como fazer dinheiro por elas mesmas. Nós víamos a WotC como uma evangelista para os jogos como hobby e um passatempo de entretenimento... e nós estávamos FELIZES quando nossas ações ajudavam outras companhias a crescer mais forte. Nós éramos amigos dos CEOs (sem mencionar os designers, artistas, editores e empregados em geral) de MUITAS outras empresas do mercado e estávamos FELIZES em ajudá-los tanto profissionalmente como pessoalmente. Peter era, e continua, um líder da indústria... Sob sua liderança, a WotC ainda era líder do mercado."
Reitero: vale a leitura.
O trecho crucial:
"Quando a WotC comprou a TSR em 1997, uma das primeiras coisas que Peter Adkison imprimiu em todos nós foi acreditar que a Wizards podia ser TANTO uma empresa de grande sucesso E a líder no mercado dos games. Que a WotC podia ter crescentes e grandes lucros, e AO MESMO TEMPO ajudar o crescimento de outras empresas e ensiná-las como fazer dinheiro por elas mesmas. Nós víamos a WotC como uma evangelista para os jogos como hobby e um passatempo de entretenimento... e nós estávamos FELIZES quando nossas ações ajudavam outras companhias a crescer mais forte. Nós éramos amigos dos CEOs (sem mencionar os designers, artistas, editores e empregados em geral) de MUITAS outras empresas do mercado e estávamos FELIZES em ajudá-los tanto profissionalmente como pessoalmente. Peter era, e continua, um líder da indústria... Sob sua liderança, a WotC ainda era líder do mercado."
Reitero: vale a leitura.
Marcadores:
companhias e negócios,
Rede RPG
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Confirmada a morte de Dave Arneson
Após alguns desmentidos, a própria filha confirmou a morte de Dave Arneson, um dos co-criadores do D&D original, de câncer, pouco mais de um ano após Gary Gygax, que citei assim que abri o blog.
Pinçado lá da Rede RPG.
Pinçado lá da Rede RPG.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Exalted de graça & Wizards cancela pdfs
Até domingo, a White Wolf disponibiliza para download o core da 2E de Exalted no Drivethrurpg.com. Quem quiser ainda tem uma aventura introdutória.
Já a Wizards cancela toda e qualquer venda de seus produtos em .pdf, alegando controle de pirataria.
Em inglês (em breve, em Português), um comentário sobre isto por parte de um antigo desenvolvedor da Wizards, "The Stannex". Muito interessante, não sabia que a Wizards havia ido além de promover o sistema mais vendido do mundo. Vale a leitura.
Já a Wizards cancela toda e qualquer venda de seus produtos em .pdf, alegando controle de pirataria.
Em inglês (em breve, em Português), um comentário sobre isto por parte de um antigo desenvolvedor da Wizards, "The Stannex". Muito interessante, não sabia que a Wizards havia ido além de promover o sistema mais vendido do mundo. Vale a leitura.
Marcadores:
companhias e negócios,
downloads,
notícias
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Aster Rex + Laracna Wushu
Ontem reavivamos uma antiga campanha nossa, derivada no mesmo universo de uma campanha mais complexa na ambientação/sistema de Aberrant, nossa saudosa Cruzeiro do Sul, que em breve retornará.
Essa mini-campanha envolve dois personagens, focalizando-se em São Paulo, com Aster Rex e Laracna, respectivamente o defensor público estadual e uma vigilante mascarada. Sempre foi um jogo ágil, exatamente por sermos nós dois como jogadores, e um amigo nosso como GM.
Ontem voltamos, mas também para testar Wushu, um sistema de jogo narrativista, que prima pela simplicidade das regras à sua quase inexistência, focalizando-se na resolução de uma cena, ao invés de cada conflito.
Não li o pdf inteiro (aliás, o sistema é gratuito), e certas coisas ainda estão sendo digeridas. Mas, se entendi o que joguei, essencialmente você, quanto mais caprichar em descrições de como fará algo, melhores as chances de você conseguir apresentar a cena. Secundariamente, sim, até mesmo resolver o conflito: mas o sistema não dá a oportunidade de você definí-lo em si.
Não é para todos os gostos, todos os jogos ou todas as situações. Mas, como observou o GM, tem uma enorme facilidade para gerar cenários, exatamente porque não há regras específicas a cada caso para se preocupar. Eu já estou pensando em uma aventura para o ambiente de Jornada nas Estrelas e um cenário pós-apocalíptico que chamarei de A Balada do Cafajeste.
Aster Rex é um personagem que gera e manipula luz solar na forma de escudo de força, raio de energia e efeito atordoante, de uma família bem-nascida, com um título público de herói estadual. Ainda tem o desejo de reunir os "justiceiros mascarados" (um conceito que, em Aberrant, é muito estranho) em uma frente contra o crime -- e assim pode ser resumido. Então, sua ficha passa a ser:
Defensor Estadual 4
Guerreiro da Luz 4
Geração Brasília 4
São Paulo Não Pode Parar 4
Fraqueza: Ele Se Importa
Defensor Estadual é sobre a autoridade, o título que ele ostenta, assim como suas responsabilidades.
Guerreiro da Luz é sobre seus poderes, e sua eficiência de um modo geral, assim como seu uso em combate.
Geração Brasília é sobre suas condições financeiras, background, política, etc.
São Paulo Não Pode Parar reflete os inesperados contatos que ele conhece e mesmo procura, podendo acudir ou prestar informações quando necessário.
Todo o personagem deve ter uma fraqueza, seja o que for: a dele é que ele é um herói, afinal de contas. E Ele se importa.
As descrições são parte da diversão: a idéia é você dar um nome canastrão à coisa toda, como parte da brincadeira. E ainda, se você reparar, não é necessário uma descrição específica para um campo social, outra para o de combate, etc.: mas, às vezes, de acordo com o conceito, você pode ter ali influência de uma descrição em situações diferentes, ao mesmo tempo que não cobre todos os casos.
Como disse, não é para todos os jogadores. É só descrever Sim como descritor, e "seus problemas acabaram". Claro que jogadores que fazem isto devem receber um Não pela cara de pau, isto quando não na mesa.
Os índices valem de 1 a 5, e significam o número de dados (d6) que você irá rolar. Descrições dão mais dados, com um limite, se for o caso, dentro da necessidade da cena. Sucessos individuais.
Dá pra traçar certas raízes históricas desse sistema: a liberdade de criação das habilidades remonta a Castelo Falkenstein, e descrições que apóiam o sistema são de, pelo menos, Exalted.
Uma tese levantada é a de que a feitura de personagens pode se beneficiar se antes os personagens forem feitos em um outro sistema, para ver bem o que eles podem fazer e o que eles não podem fazer originalmente, e ai partir para soluções na adaptação.
Wushu foi escrito para campanhas onde os jogos são de ação, com agilidade nas cenas. Ele não é um sistema que quer ver você poder falhar em algo, ele que ver como você faz algo.
Novamente: não é para todas as rodas, não é para todos os jogadores, não é para todos os jogos, não é para todos os momentos. Mas definitivamente vale à pena conhecer.
Já está na coluna ao lado.
Essa mini-campanha envolve dois personagens, focalizando-se em São Paulo, com Aster Rex e Laracna, respectivamente o defensor público estadual e uma vigilante mascarada. Sempre foi um jogo ágil, exatamente por sermos nós dois como jogadores, e um amigo nosso como GM.
Ontem voltamos, mas também para testar Wushu, um sistema de jogo narrativista, que prima pela simplicidade das regras à sua quase inexistência, focalizando-se na resolução de uma cena, ao invés de cada conflito.
Não li o pdf inteiro (aliás, o sistema é gratuito), e certas coisas ainda estão sendo digeridas. Mas, se entendi o que joguei, essencialmente você, quanto mais caprichar em descrições de como fará algo, melhores as chances de você conseguir apresentar a cena. Secundariamente, sim, até mesmo resolver o conflito: mas o sistema não dá a oportunidade de você definí-lo em si.
Não é para todos os gostos, todos os jogos ou todas as situações. Mas, como observou o GM, tem uma enorme facilidade para gerar cenários, exatamente porque não há regras específicas a cada caso para se preocupar. Eu já estou pensando em uma aventura para o ambiente de Jornada nas Estrelas e um cenário pós-apocalíptico que chamarei de A Balada do Cafajeste.
Aster Rex é um personagem que gera e manipula luz solar na forma de escudo de força, raio de energia e efeito atordoante, de uma família bem-nascida, com um título público de herói estadual. Ainda tem o desejo de reunir os "justiceiros mascarados" (um conceito que, em Aberrant, é muito estranho) em uma frente contra o crime -- e assim pode ser resumido. Então, sua ficha passa a ser:
Defensor Estadual 4
Guerreiro da Luz 4
Geração Brasília 4
São Paulo Não Pode Parar 4
Fraqueza: Ele Se Importa
Defensor Estadual é sobre a autoridade, o título que ele ostenta, assim como suas responsabilidades.
Guerreiro da Luz é sobre seus poderes, e sua eficiência de um modo geral, assim como seu uso em combate.
Geração Brasília é sobre suas condições financeiras, background, política, etc.
São Paulo Não Pode Parar reflete os inesperados contatos que ele conhece e mesmo procura, podendo acudir ou prestar informações quando necessário.
Todo o personagem deve ter uma fraqueza, seja o que for: a dele é que ele é um herói, afinal de contas. E Ele se importa.
As descrições são parte da diversão: a idéia é você dar um nome canastrão à coisa toda, como parte da brincadeira. E ainda, se você reparar, não é necessário uma descrição específica para um campo social, outra para o de combate, etc.: mas, às vezes, de acordo com o conceito, você pode ter ali influência de uma descrição em situações diferentes, ao mesmo tempo que não cobre todos os casos.
Como disse, não é para todos os jogadores. É só descrever Sim como descritor, e "seus problemas acabaram". Claro que jogadores que fazem isto devem receber um Não pela cara de pau, isto quando não na mesa.
Os índices valem de 1 a 5, e significam o número de dados (d6) que você irá rolar. Descrições dão mais dados, com um limite, se for o caso, dentro da necessidade da cena. Sucessos individuais.
Dá pra traçar certas raízes históricas desse sistema: a liberdade de criação das habilidades remonta a Castelo Falkenstein, e descrições que apóiam o sistema são de, pelo menos, Exalted.
Uma tese levantada é a de que a feitura de personagens pode se beneficiar se antes os personagens forem feitos em um outro sistema, para ver bem o que eles podem fazer e o que eles não podem fazer originalmente, e ai partir para soluções na adaptação.
Wushu foi escrito para campanhas onde os jogos são de ação, com agilidade nas cenas. Ele não é um sistema que quer ver você poder falhar em algo, ele que ver como você faz algo.
Novamente: não é para todas as rodas, não é para todos os jogadores, não é para todos os jogos, não é para todos os momentos. Mas definitivamente vale à pena conhecer.
Já está na coluna ao lado.
Marcadores:
Aberrant,
jogados em 2009,
Wushu
domingo, 25 de janeiro de 2009
Scion
A one-shot de Scion concluiu-se sábado retrasado, começando uma campanha com outros personagens. Bem interessante.
Devo participar, personagem ainda em formulação.
Uma campanha, pelo Star Wars Saga, também deve pintar na área. Vamos ver no que sai.
Mal começou, 09 já tá bombando...
Devo participar, personagem ainda em formulação.
Uma campanha, pelo Star Wars Saga, também deve pintar na área. Vamos ver no que sai.
Mal começou, 09 já tá bombando...
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Ao rolar de 2008...
RPGisticamente, o grande tchan do ano foi, sem dúvida, a campanha de Mutantes e Malfeitores do Universo 73, do meu prezado Daniel Gárgula, que finalmente voltou a mestrar regularmente, após um interregno que levou à dissolução, temporária esperamos todos, das rodas de Lobisomem e o Caern do Vento Frio.
Este jogo - talvez o maior lançamento do ano no Brasil - também me levou a voltar a mestrar não na regularidade que eu pretendo, mas chegaremos lá. Afeito sempre a novas idéias, Gárgula topou eu mestrar no mesmo universo criacional, mas em uma cidade diferente da que ele escolhera como base, Nova York. Nada mais natural do que Rio de Janeiro, e assim eu comecei algo que estou cada vez mais gostando.
Desde que reinicei o blog, em Março, registrei aqui 22 sessões de jogo, 14 como jogador e 8 como GM. Mas devo ter tido mais duas, pelo menos, como jogador, antes de Março, considerarei então que foram 24 partidas ao longo do ano. Houve ainda uma, poucas semanas atrás, que não registrei no blog, mas que será contada entre as mestragens, então somando 23 sessões de jogo.
Mestrados: 9. Mutantes e Malfeitores 6, Aberrant 2.
Mutantes e Malfeitores (Rio 73): 5 (ainda que uma só montando um personagem)
Aberrant (Team Tomorrow Europa do Leste): 2
Aberrant (Dragões da Independência): 1
Jogados: 16. Mutantes e Malfeitores 10, Aberrant 3, DC Heroes 1, Grécia d20 1, Scion 1.
Mutantes e Malfeitores (U 73): 10
Aberrant (Cruzeiro do Sul): 3
DC Heroes (Euroforce): 1
Grécia d20: 1
Scion: 1
A título de envolvimento, M&M teve 16 sessões de jogo, Aberrant 5, DC Heroes, Euroforce, Grécia d20 e Scion, apenas 1. M&M foi, de fato, meu grande jogo este ano.
Aberrant eu pretendia que houvesse um comeback mais expressivo, reativando T2M Europa do Leste, minha roda preferida, mas problemas de agenda, bem... tentei inaugurar uma roda nova dentro do universo de Cruzeiro do Sul, os Dragões da Independência, mas entre problemas de agenda e desencanto com o sistema, não foi além da primeira sessão. Se é verdade que quem segura uma roda é GM e não o sistema, bem...
Da Cruzeiro do Sul em si, tivemos um tão ansiado retorno, mas problemas de agenda postergaram futuras sessões. Apenas conseguimos encerrar um arco de campanha na espera há duros anos, e o foi, pra lá de a contento.
Quase fechando o ano surge finalmente uma experiência prática de Scion. Gostei, gostei, apesar de um pouco de deja vu, se você já jogou Exalted e Aberrant. O sistema é filho direto destes dois, e há um parentesco com ambas as propostas. Não gosto de fazer resoluções ou promessas, mas aaaaaa futuro talvez eu mestre.
Grécia d20 o GM está fazendo corpo mole, e deve ser brutalmente espancado por isto. Sua última desculpa agora é o retorno ao país de um dos jogadores, então espera para ele chegar, nhenhenhé.
Da minha querida Euroforce, atribulações da vida real nos reduziram a uma sessão de jogo. Mas Ruthvania shall prevail! - de minhas rodas queridas não desisto nunca.
De personagens, foi bom rever American Atlas, cuja ficha original, de dez anos, é ainda a que uso. Tentei fazer uma ficha a limpo (ênfase em 'limpo'), mas ela sumiu misteriosamente, após guardar junto com a antiga. A antiga parecia mais gordinha. Entendi o recado.
Assim como foi bom rever, ainda que brevemente, o bom Conde Darkov, monarca incompreendido, em seu eterno caminho entre a luz e as trevas.
Cylon de Cnossos podia ter aparecido mais. Nota mental: espancar o GM.
Red Phoenix talvez seja um dos meus preferidos, a futuro. Gostei do jeito do guri.
2008 não foi quando eu voltei com Castelo Falkenstein, um jogo que eu sinto falta de conviver. Talvez ainda não seja bem a hora. Vamos ver o que nos traz 2009.
A todos com quem me sentei ao redor de uma mesa e rolei dados, obrigado por estarem aqui, e um feliz ano novo!
Este jogo - talvez o maior lançamento do ano no Brasil - também me levou a voltar a mestrar não na regularidade que eu pretendo, mas chegaremos lá. Afeito sempre a novas idéias, Gárgula topou eu mestrar no mesmo universo criacional, mas em uma cidade diferente da que ele escolhera como base, Nova York. Nada mais natural do que Rio de Janeiro, e assim eu comecei algo que estou cada vez mais gostando.
Desde que reinicei o blog, em Março, registrei aqui 22 sessões de jogo, 14 como jogador e 8 como GM. Mas devo ter tido mais duas, pelo menos, como jogador, antes de Março, considerarei então que foram 24 partidas ao longo do ano. Houve ainda uma, poucas semanas atrás, que não registrei no blog, mas que será contada entre as mestragens, então somando 23 sessões de jogo.
Mestrados: 9. Mutantes e Malfeitores 6, Aberrant 2.
Mutantes e Malfeitores (Rio 73): 5 (ainda que uma só montando um personagem)
Aberrant (Team Tomorrow Europa do Leste): 2
Aberrant (Dragões da Independência): 1
Jogados: 16. Mutantes e Malfeitores 10, Aberrant 3, DC Heroes 1, Grécia d20 1, Scion 1.
Mutantes e Malfeitores (U 73): 10
Aberrant (Cruzeiro do Sul): 3
DC Heroes (Euroforce): 1
Grécia d20: 1
Scion: 1
A título de envolvimento, M&M teve 16 sessões de jogo, Aberrant 5, DC Heroes, Euroforce, Grécia d20 e Scion, apenas 1. M&M foi, de fato, meu grande jogo este ano.
Aberrant eu pretendia que houvesse um comeback mais expressivo, reativando T2M Europa do Leste, minha roda preferida, mas problemas de agenda, bem... tentei inaugurar uma roda nova dentro do universo de Cruzeiro do Sul, os Dragões da Independência, mas entre problemas de agenda e desencanto com o sistema, não foi além da primeira sessão. Se é verdade que quem segura uma roda é GM e não o sistema, bem...
Da Cruzeiro do Sul em si, tivemos um tão ansiado retorno, mas problemas de agenda postergaram futuras sessões. Apenas conseguimos encerrar um arco de campanha na espera há duros anos, e o foi, pra lá de a contento.
Quase fechando o ano surge finalmente uma experiência prática de Scion. Gostei, gostei, apesar de um pouco de deja vu, se você já jogou Exalted e Aberrant. O sistema é filho direto destes dois, e há um parentesco com ambas as propostas. Não gosto de fazer resoluções ou promessas, mas aaaaaa futuro talvez eu mestre.
Grécia d20 o GM está fazendo corpo mole, e deve ser brutalmente espancado por isto. Sua última desculpa agora é o retorno ao país de um dos jogadores, então espera para ele chegar, nhenhenhé.
Da minha querida Euroforce, atribulações da vida real nos reduziram a uma sessão de jogo. Mas Ruthvania shall prevail! - de minhas rodas queridas não desisto nunca.
De personagens, foi bom rever American Atlas, cuja ficha original, de dez anos, é ainda a que uso. Tentei fazer uma ficha a limpo (ênfase em 'limpo'), mas ela sumiu misteriosamente, após guardar junto com a antiga. A antiga parecia mais gordinha. Entendi o recado.
Assim como foi bom rever, ainda que brevemente, o bom Conde Darkov, monarca incompreendido, em seu eterno caminho entre a luz e as trevas.
Cylon de Cnossos podia ter aparecido mais. Nota mental: espancar o GM.
Red Phoenix talvez seja um dos meus preferidos, a futuro. Gostei do jeito do guri.
2008 não foi quando eu voltei com Castelo Falkenstein, um jogo que eu sinto falta de conviver. Talvez ainda não seja bem a hora. Vamos ver o que nos traz 2009.
A todos com quem me sentei ao redor de uma mesa e rolei dados, obrigado por estarem aqui, e um feliz ano novo!
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
U73 Annual...
... bem que poderia ter sido, mas não foi. Tal como as edições da Marvel antigamente, em que um almanaque tamanho gigante juntava diversos heróis de títulos diferentes, poderia ser algo assim, já que há duas rodas em Nova York desta campanha, a dos Guardiões e a da Primeira Linha, da qual jogo com Red Phoenix. Apenas nós, mas desfalcado de um dos nossos, porém com a participação de um novo jogador, interpretando aquela que, extra-oficialmente até que se saiba quem é, é chamada de Samira ou Hot Spooky Chic.
Os oponentes foram alguns inimigos esporádicos agora reunidos, em um distorcido esquema do Mágico de Oz, com uma menina perdida, um leão furioso, um homem de lata definitivamente sem coração e um espantalho... em algum lugar...
A essa altura, não deve haver mais jogos. Considerações do ano em breve.
Os oponentes foram alguns inimigos esporádicos agora reunidos, em um distorcido esquema do Mágico de Oz, com uma menina perdida, um leão furioso, um homem de lata definitivamente sem coração e um espantalho... em algum lugar...
A essa altura, não deve haver mais jogos. Considerações do ano em breve.
Marcadores:
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Mais M&M...
A batalha no Bronx continuou, com uma nova vilã aparecendo, Vibro. Fugiu, nossos prisioneiros idem, levando consigo um dos nossos (jogador que não aparece tem desses problemas - o personagem é sequestrado)... frustrante, ao final das contas.
Mas estranhamente legal, à sua maneira. :) Mais semana que vem, senão, só ano que vem, mesmo.
Mas estranhamente legal, à sua maneira. :) Mais semana que vem, senão, só ano que vem, mesmo.
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
domingo, 21 de dezembro de 2008
Comodoro em ação! - II
A solo teve sequência neste domingo, ainda que sem maiores desdobramentos, entre certas faltas de idéias, tardio da coisa e maus rolamentos. Ainda assim, interessante, e o Onirocron descoberto. ;-)
Personagem volta para casa entre o cansado, o frustrado e o... ensandecido? Vamos ver como a coisa anda.
Personagem volta para casa entre o cansado, o frustrado e o... ensandecido? Vamos ver como a coisa anda.
Marcadores:
mestrados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
Scion
Sábado estive jogando Scion (nível Hero) pela primeira vez. Bem interessante, como esperava que fosse. Em um plot envolvendo a desaparecida Atlântida, montei um Scion de Hermes, um marinheiro sempre por mares nunca dantes navegados. A idéia é uma one-shot dividida em duas sessões, vamos ver depois se daí sai uma sessão, ou o que o valha.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Comodoro em ação!
Finalmente consigo mestrar de verdade para o Comodoro... ainda a continuar, dado o tarde da noite. Cthulhu básico, com investigações em um isolado instituto de pesquisas do sono, com métodos pouco ortodoxos para analisar os sonhos de seus pacientes. Mais, quando der.
Marcadores:
mestrados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Chamas da vergonha!
Evitando crimes bárbaros e salvando os criminosos da turba enfurecida, Lightning e Red Phoenix montam uma espécie de cerco até a ajuda chegar, e quando ela chega, em alta velocidade, não dá tempo de saber exatamente quem é, e... moral da história: não entre em pânico se você manipula fogo.
Tirando isto, fomos muito bem, obrigado...
Tirando isto, fomos muito bem, obrigado...
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Primeira Linha, Última Palavra!
Com uma vitória contra quatro inimigos conhecidos, Red Phoenix, Wideman e Lightning se apresentam à imprensa e ao público como sendo a primeira linha de defesa do cidadão comum, contra super-ameaças - a Primeira Linha.
Red Phoenix caiu, mas seus colegas conseguiram derrotar os demais vilões, metidos em um esquema de televisionamento de lutas de super-seres... ou seja, ainda faturam às nossas custas.
Red Phoenix caiu, mas seus colegas conseguiram derrotar os demais vilões, metidos em um esquema de televisionamento de lutas de super-seres... ou seja, ainda faturam às nossas custas.
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
E mais e mais...!
Sim, mais Red Phoenix! Desta vez, com Wideman, lutando contra três brutamontes, querendo libertar um prisioneiro especial da prisão. Sopapos trocados, conseguimos segurá-los, mas sorrateiramente o verdadeiro resgate se dava...
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Salvando o dia!
Mais Red Phoenix, sim, sim!... em solo, primeiro ajudando a extinguir os indomáveis fogos na Califórnia, e depois tendo que se haver com um super-vilão equivocado, crente que também era super-herói. O safado fugiu, deixando um rastro de vítimas atrás de si... não haverá uma terceira vez.
Muito bom, mesmo! Detalhe que, desta vez, tivemos um jogo virtual, utilizando o skype. Recomendo.
Muito bom, mesmo! Detalhe que, desta vez, tivemos um jogo virtual, utilizando o skype. Recomendo.
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Screen de Mutantes e Malfeitores...
... a ser lançado pela Jambô, confiram aqui!
Marcadores:
companhias e negócios,
Mutants and Masterminds
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Olhem! Lá no céu!
E então, mais uma vez Brazuka foi visto pelos céus do Brasil, dirigindo-se a uma inesperada e gigantesca estação coletora solar, erguendo-se sobre a miséria do Nordeste, e deixando os poderes que valem de cabelos em pé.
Muito bom, hoje. É uma história que mestrei alguns anos atrás, para o extinto Team Tomorrow América do Sul, e que gosto de revê-la, às vezes.
Muito bom, hoje. É uma história que mestrei alguns anos atrás, para o extinto Team Tomorrow América do Sul, e que gosto de revê-la, às vezes.
Marcadores:
mestrados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Rio 73!
Rolou mais uma pequena aventura com Badesir, o Último Fenício, e Brazuka; desta vez indo prender um supervilão que era chefe de quadrilhas nos morros cariocas. Assim feito, Trabuco está agora sob jurisdição do Tribunal Internacional... em algum lugar.
Badesir fez uma preocupante descoberta, a de que Trabuco estava dominado por alguma força sobrenatural...
Personagens sendo sentidos aos poucos, a coisa está ficando bem legal.
Domingo, tudo dando certo, T2M EL.
Badesir fez uma preocupante descoberta, a de que Trabuco estava dominado por alguma força sobrenatural...
Personagens sendo sentidos aos poucos, a coisa está ficando bem legal.
Domingo, tudo dando certo, T2M EL.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Já ia deixando passar...
20 último tivemos mais do Universo 73, desta vez, com tons de terror: Red Phoenix, Lightning e Wideman se depararam com um culto nefando no interior do Maine, em uma cidadezinha esquecida, em pleno lovecraftian country... mas o GM não foi tão maléfico assim. Apenas um culto stanista básico.
Desobramentos ainda a serem vistos.
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Rugidos em NY...
Ontem Red Phoenix, Lightning e Wideman capturaram um estranho leão à solta em Nova York... já havendo devorado um novaiorquino e diversos conterrâneos africanos, o jeito foi incapacitá-lo e entregá-lo às autoridades competentes... e mesmo assim ficando com um estranho senso de uma vitória amarga.
Juntos, talvez os três acabem fazendo o grupo dos pcs da campanha do U73. First Line (of defense) foi minha idéia, vamos ver como fica.
Juntos, talvez os três acabem fazendo o grupo dos pcs da campanha do U73. First Line (of defense) foi minha idéia, vamos ver como fica.
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Mais Red Phoenix!
Ontem, em duo com Lightning, capturamos o vilão Zero Kelvin. Mais detalhes no blog do Universo 73. Red Phoenix na maioria das vezes usou seus poderes para deter o frio extremo causado pelo vagabundo acima e salvar as multidões, enquanto coube a Lightning acabar realmente detendo o malfeitor.
O jogador de Lightning veio com a grande idéia de montarmos um blog, como forma dos dois personagens entrarem em contato. Para o Alto e Avante está criado, portanto.
O jogador de Lightning veio com a grande idéia de montarmos um blog, como forma dos dois personagens entrarem em contato. Para o Alto e Avante está criado, portanto.
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Castlecon no Rio neste fim de semana
Sesc Copacabana
Endereço : Rua Domingos Ferreira 160 - Copacabana
5o. Andar - Rio de Janeiro
27 e 28 de Setembro
Horário de 10:00 as 18:00
Novas atualizações da grade do evento serão colocadas diretamente em
nosso site no endereço http://www.castelodaspecas.com.br
Eles ainda pedem para avisar que:
a) Pessoal que vai montar mesa com jogos especiais por favor peço para
chegar as 9:30 para designação e credenciamento;
b) Lembramos a todos que não é permitido comida e bebida dentro dos
ambientes de jogos;
c) Pedimos para aqueles que puderem colaborar com 1 Kg de alimento não perecível
d) A Inscrição das palestras ocorrerá cerca de 1 hora antes, os
interessados favor procurarem a direção do evento.
e) A entrada é franca
Endereço : Rua Domingos Ferreira 160 - Copacabana
5o. Andar - Rio de Janeiro
27 e 28 de Setembro
Horário de 10:00 as 18:00
Novas atualizações da grade do evento serão colocadas diretamente em
nosso site no endereço http://www.castelodaspecas.com.br
Eles ainda pedem para avisar que:
a) Pessoal que vai montar mesa com jogos especiais por favor peço para
chegar as 9:30 para designação e credenciamento;
b) Lembramos a todos que não é permitido comida e bebida dentro dos
ambientes de jogos;
c) Pedimos para aqueles que puderem colaborar com 1 Kg de alimento não perecível
d) A Inscrição das palestras ocorrerá cerca de 1 hora antes, os
interessados favor procurarem a direção do evento.
e) A entrada é franca
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
E a Fênix Voou!
Acabo de voltar de um bom jogo inicial, pena que tão breve, com o Red Phoenix, inaugurando o personagem, por fim.
Duas situações, envolvendo estresse e marginais do dia a dia, para sentir qual é a do personagem, seja a mecânica, seja ao que veio. E já pequenos lances a futuro.
Que venha mais!
Duas situações, envolvendo estresse e marginais do dia a dia, para sentir qual é a do personagem, seja a mecânica, seja ao que veio. E já pequenos lances a futuro.
Que venha mais!
Marcadores:
1L,
jogados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
T2M EL sábado último
Mais um duo, já que Gárgula não participou, e uma pequena cadre de npcs. Wired e Superman em campanha publicitária em prol dos refugiados do Zimbabwe na África do Sul, ao lado de alguns dos membros do Nordsylene. Além da miséria encarnada, eles encontram... bem, a miséria encarnada. O que fazer com aquilo e aquilo em diante é que são elas.
Espero poder ter mais em quinze dias.
Espero poder ter mais em quinze dias.
Marcadores:
Aberrant,
mestrados em 2008,
T2M EL
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Campanhas no Wetpaint
Meu prezado Gárgula descobriu um serviço de wiki gratuito muito legal, o Wetpaint, e montou uma para a Universo 73. Eu fui no embalo e montei uma pra Team Tomorrow Europa do Leste. Meu camarada que é o GM da Euroforce não se fez de rogado e lá está ela. Muito maneiro, sim.
sábado, 30 de agosto de 2008
T2M EL: "Agora é antigamente!"
A fala de 'O Cavaleiro das Trevas', HQ original do Miller, não podia estar mais certa.
Mestrei após o que? Uns três anos a minha campanha preferida de volta. Agora com o Gárgula na formação, acompanhando Superman e Wired.
Que barato! Tomara que role mais em quinze dias!
Mestrei após o que? Uns três anos a minha campanha preferida de volta. Agora com o Gárgula na formação, acompanhando Superman e Wired.
Que barato! Tomara que role mais em quinze dias!
Marcadores:
Aberrant,
mestrados em 2008,
T2M EL
terça-feira, 26 de agosto de 2008
"Reinos de Ferro" continua com a 3E
Segundo o site da Jambô, a Privateer Press não adaptará seu premiado cenário Reinos de Ferro para a 4E de D&D, por julgar que o novo sistema é centrado demais em combates e masmorras, não atendendo assim certas características desta ambientação.
É mais uma empresa de sucesso que recusa a nova proposta.
É mais uma empresa de sucesso que recusa a nova proposta.
domingo, 24 de agosto de 2008
Personagens para U73 - Rio de Janeiro
Infelizmente nem pudemos testar, já que a conversa rolou solta. Mas, para a campanha do meu prezadíssimo Gárgula, que tenho o prazer de mestrar e fazer no Rio de Janeiro, três jogadores já estão a postos, fizemos duas fichas até. Comodoro é um talentoso hacker e cibercineta, Iceberg é manipula gelo e é o brick da safra, e ainda há um professor de artes marciais a ser feito.
O sistema de Mutantes e Malfeitores novamente se provou muito eficiente, com Comodoro completado bem antes de seus pontos terem sido todos gastos, indo de acordo com o conceito do jogador. Já Iceberg chegou ao limite, mas nem por muito.
Aliando isto a Brazuca, Badesir o Último Fenício e um velocista ainda ser também feito, o grupo promete. Vamos ver como ficará.
O sistema de Mutantes e Malfeitores novamente se provou muito eficiente, com Comodoro completado bem antes de seus pontos terem sido todos gastos, indo de acordo com o conceito do jogador. Já Iceberg chegou ao limite, mas nem por muito.
Aliando isto a Brazuca, Badesir o Último Fenício e um velocista ainda ser também feito, o grupo promete. Vamos ver como ficará.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Lista dos ganhadores do ENnie 08...
... o Oscar dos RPGs. A lista está disponível na Rede RPG.
A Paizo com sua lista de produtos Pathfinder (ambientação a qual eles estão criando um novo livro de regras básico, nas regras de D&D 3.5) foi a grande ganhadora este ano.
A Paizo com sua lista de produtos Pathfinder (ambientação a qual eles estão criando um novo livro de regras básico, nas regras de D&D 3.5) foi a grande ganhadora este ano.
Marcadores:
companhias e negócios,
notícias,
premiação
sábado, 16 de agosto de 2008
Wizards anuncia mudanças para a GLS
Para garantir apoio à 4E de D&D, após as resoluções da Paizo e da Green Ronin, a Wizards promete rever os termos da Licença de Jogo da nova edição.
Marcadores:
companhias e negócios,
GSL,
notícias
Mais Quatro
O Mais Quatro é um site dedicado ao sistema genérico e gratuito FUDGE. Para conhecê-lo, cliquem ai.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Inaugurando o U73...
... curiosamente, fiz como GM, e não como jogador, apesar de ontem termos mais feito ficha do que qualquer outra coisa. Mais para testar sistema, mesmo.
Entram em cena Brazuca e Badesir, o Último Fenício, em um Rio de Janeiro que, como se não bastasse, nem tem idéia do horror cósmico sobre o qual se espalha.
Breve, porém divertido.
Entram em cena Brazuca e Badesir, o Último Fenício, em um Rio de Janeiro que, como se não bastasse, nem tem idéia do horror cósmico sobre o qual se espalha.
Breve, porém divertido.
Marcadores:
mestrados em 2008,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
RPG Magazine On-Line
A revista RPG Magazine agora dispõe de uma edição eletrônica, gratuita para download.
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Green Ronin e a 4E
(...)
Green Ronin will not be signing the Game System License (GSL) at this time.
We plan to do one product in support of 4E: the Green Ronin Character Record Folio. This will be an update of the d20 System Character Record Folio and we'll be publishing it under the Open Game License (OGL).
(...)
Let me be clear in stating that I don't think that the people in charge of WotC currently are just waiting to attack companies with frivolous lawsuits. Once you sign the GSL though, you open yourself up to that at any point in the future. Who knows when new people will take over the D&D brand and who can say what their vision will be? Who knows when the political winds at WotC will change again and things will get even more restrictive? We do not want to operate under such a cloud moving ahead so that's why we won't be signing the GSL.
(...)
Na íntegra, aqui. Em breve será traduzido para a Rede RPG.
UPDATE: Já traduzido e aqui.
Green Ronin will not be signing the Game System License (GSL) at this time.
We plan to do one product in support of 4E: the Green Ronin Character Record Folio. This will be an update of the d20 System Character Record Folio and we'll be publishing it under the Open Game License (OGL).
(...)
Let me be clear in stating that I don't think that the people in charge of WotC currently are just waiting to attack companies with frivolous lawsuits. Once you sign the GSL though, you open yourself up to that at any point in the future. Who knows when new people will take over the D&D brand and who can say what their vision will be? Who knows when the political winds at WotC will change again and things will get even more restrictive? We do not want to operate under such a cloud moving ahead so that's why we won't be signing the GSL.
(...)
Na íntegra, aqui. Em breve será traduzido para a Rede RPG.
UPDATE: Já traduzido e aqui.
Marcadores:
companhias e negócios,
notícias
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Red Phoenix, enfim!
Com a ajuda do estimadíssimo GM, a ficha finalmente ficou pronta de Kenneth Kensignton, a.k.a. Red Phoenix, que já falei aqui anteriormente.
Tive prova em primeira mão da versatilidade do sistema da segunda edição de Mutantes e Malfeitores, que possibilita personagens mais versáteis e, arrisco, mais poderosos do que na edição anterior.
Ao invés de fazer um personagem com três ou quatro poderes estáticos, pude fazer muita coisa com um só poder e cheio de adendos, mesmo se considerando o nível mais baixo da campanha - PL 6.
Os personagens jogadores vêm sendo feitos, os jogadores vão sendo confirmados. Mal posso esperar! Da minha parte, posso dizer que Red Phoenix está feito a para lá de contento!
Tive prova em primeira mão da versatilidade do sistema da segunda edição de Mutantes e Malfeitores, que possibilita personagens mais versáteis e, arrisco, mais poderosos do que na edição anterior.
Ao invés de fazer um personagem com três ou quatro poderes estáticos, pude fazer muita coisa com um só poder e cheio de adendos, mesmo se considerando o nível mais baixo da campanha - PL 6.
Os personagens jogadores vêm sendo feitos, os jogadores vão sendo confirmados. Mal posso esperar! Da minha parte, posso dizer que Red Phoenix está feito a para lá de contento!
Marcadores:
Mutants and Masterminds,
personas,
Universo 73
terça-feira, 29 de julho de 2008
Universo 73
Blog de campanha de Mutants and Masterminds do meu prezado Gárgula, o Universo 73 acaba de ser criado.
Marcadores:
blog,
Mutants and Masterminds,
Universo 73
sábado, 26 de julho de 2008
Listão dos ENnies
Saiu a lista dos candidatos ao Oscar do RPG, os ENnies.
A Paizo, que este ano resolveu apostar na edição 3.x de D&D, concorre em dez categorias. Traveller, ai embaixo, concorre ao Melhor Jogo.
Fonte: Rede RPG
A Paizo, que este ano resolveu apostar na edição 3.x de D&D, concorre em dez categorias. Traveller, ai embaixo, concorre ao Melhor Jogo.
Fonte: Rede RPG
sábado, 28 de junho de 2008
Um clássico relançado...
Com uma resenha em inglês na RPG.Net, este é Traveller, um rpg de FC dos anos 80 que fez muita história.
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Rede RPG continuará a apoiar 3.X...
A REDERPG considera a 4a Edição do D&D uma excelente iniciativa, que com certeza irá aquecer e trará bons frutos para o mercado brasileiro. Mas também entendemos que ela é um sistema totalmente novo e que não dá conta de todos os anseios e possibilidades de jogo existente, como o de alguns cenários que foram feitos para o conjunto de regras da 3a Edição e suas variantes.
Original aqui.
Original aqui.
terça-feira, 10 de junho de 2008
Blue Guardian

O distinto ai é para uma outra campanha de M&M (sim, estão pipocando, falta ver se rola). É um cara já grisalho, que já viu muito, e foi dispensado da "Liga da Justiça" do cenário quando o perfil dos super-heróis começou a ficar mais violento.
Ex-combatente do Vietnã, ex-cana, ex-defensor municipal, continua sendo o seu amigo da vizinhança. Em termos de poderes, pretendo que seja um 'flying brick', e o que mais der. PL 10.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Campanhas idas...
Somente após Junho devo retormar a mestragem de jogos, coisa que, como disse no post abaixo dos Dragões da Independência, faz tempo que não faço. Bem, se tudo der certo, a ver:
Team Tomorrow Europa do Leste: Além de prosseguir com os Dragões da Independência, gostaria de retomar esta que foi minha campanha principal por uns três anos, também em Aberrant. O T2M EL é uma unidade auxiliar do T2M Europa, mais focado na antiga 'Cortina de Ferro', cujos países ainda servem como escoadouro de contrabando para o Velho Mundo. Nesses três anos, o time contava com Kristoph "Superman" Wojczek, polonês, que se vestia como o próprio, sendo o 'brick' voador do grupo; Ethan "Wired" Lang, alemão, ex-criminoso virtual que passou a controlar computadores e maquinário com a mente e capaz de gerar portais e uma rajada de atordoamento sônico; e Irina "Glastig" Hunter, romena, com poderes e deficiências associadas comumente a vampiros.
A campanha ainda tinha um certo número de npcs recorrentes, entre ex-pcs, mentores, inimigos recorrentes, colegas de trabalho, heróis ex-aposentados, etc. Quando retomar, deverá sofrer uma reforma na equipe.
A Estrada para Bizâncio, em Fading Suns, foi uma roda que implodiu devido a brigalhadas in e off character. O tema era a escolta em silêncio de um enviado de um planeta conhecido por apenas partes interessadas até a capital do Império, Bizâncio II, onde ele apresentaria a reinvidicação de seu governo sobre seu mundo, e promessas de paz, e etc. O caminho, de mundo em mundo, seria repleto de problemas, traições, etc. e tal... gostaria de recomeçar do zero.
Os Doze Reis foi minha única tentativa em Witchcraft de mestrar algo por esse sistema. É em cima da lenda que a cada geração existem, anônimos, doze homens e mulheres ao redor do mundo verdadeiramente justos, e que pelos quais Deus não acaba com o mundo. A noção é de que alguém pelo visto conseguiu identificá-los, e resolveu iniciar o apocalipse ainda nesta década, matando um a um. Excesso de npcs e implicâncias com o sistema torpedearam essa campanha pela segunda ou terceira sessão.
Gostaria, por fim, de começar, desenvolver e chegar ao fim de um jogo que eu particularmente gosto muito, Castle Falkenstein. Cheguei a mestrar alguns arcos completos no passado, cheguei até a ter duas rodas paralelas, mas as coisas desandaram. Idéias eu tenho até, mas sentar e realizá-las é que são elas. No mais ainda não sinto que é o tempo certo para tal.
Vamos ver, vamos ver.
Team Tomorrow Europa do Leste: Além de prosseguir com os Dragões da Independência, gostaria de retomar esta que foi minha campanha principal por uns três anos, também em Aberrant. O T2M EL é uma unidade auxiliar do T2M Europa, mais focado na antiga 'Cortina de Ferro', cujos países ainda servem como escoadouro de contrabando para o Velho Mundo. Nesses três anos, o time contava com Kristoph "Superman" Wojczek, polonês, que se vestia como o próprio, sendo o 'brick' voador do grupo; Ethan "Wired" Lang, alemão, ex-criminoso virtual que passou a controlar computadores e maquinário com a mente e capaz de gerar portais e uma rajada de atordoamento sônico; e Irina "Glastig" Hunter, romena, com poderes e deficiências associadas comumente a vampiros.
A campanha ainda tinha um certo número de npcs recorrentes, entre ex-pcs, mentores, inimigos recorrentes, colegas de trabalho, heróis ex-aposentados, etc. Quando retomar, deverá sofrer uma reforma na equipe.
A Estrada para Bizâncio, em Fading Suns, foi uma roda que implodiu devido a brigalhadas in e off character. O tema era a escolta em silêncio de um enviado de um planeta conhecido por apenas partes interessadas até a capital do Império, Bizâncio II, onde ele apresentaria a reinvidicação de seu governo sobre seu mundo, e promessas de paz, e etc. O caminho, de mundo em mundo, seria repleto de problemas, traições, etc. e tal... gostaria de recomeçar do zero.
Os Doze Reis foi minha única tentativa em Witchcraft de mestrar algo por esse sistema. É em cima da lenda que a cada geração existem, anônimos, doze homens e mulheres ao redor do mundo verdadeiramente justos, e que pelos quais Deus não acaba com o mundo. A noção é de que alguém pelo visto conseguiu identificá-los, e resolveu iniciar o apocalipse ainda nesta década, matando um a um. Excesso de npcs e implicâncias com o sistema torpedearam essa campanha pela segunda ou terceira sessão.
Gostaria, por fim, de começar, desenvolver e chegar ao fim de um jogo que eu particularmente gosto muito, Castle Falkenstein. Cheguei a mestrar alguns arcos completos no passado, cheguei até a ter duas rodas paralelas, mas as coisas desandaram. Idéias eu tenho até, mas sentar e realizá-las é que são elas. No mais ainda não sinto que é o tempo certo para tal.
Vamos ver, vamos ver.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
M&M is GO!
Já disponível a edição nacional de Mutantes e Malfeitores. Pelo meio da semana deve chegar ao Rio de Janeiro.
A nação, penhorada, agradece.
A nação, penhorada, agradece.
domingo, 18 de maio de 2008
Dia D
Estive ontem na Veiga de Almeida, durante o 'dia D', uma iniciativa da Devir para estimular, onde ela pudesse alcançar, o RPG. Vi muitas mesas, tentei ir a uma palestra que não houve, mas não joguei nada.
Encontrando com camaradas de dados, veteranos do rpg aqui no Rio, houve aquele lamentar dos tempos em que havia a RPG Rio, e como o Internacional lá em São Paulo engole fácil um evento como aquele.
Enfim...
Encontrando com camaradas de dados, veteranos do rpg aqui no Rio, houve aquele lamentar dos tempos em que havia a RPG Rio, e como o Internacional lá em São Paulo engole fácil um evento como aquele.
Enfim...
terça-feira, 13 de maio de 2008
Se ferra ai, Wizards?
Ainda sendo traduzida pra Rede RPG, mas uma quentinha: sabem o Pathfinder RPG, anunciado mais abaixo, que prosseguirá com as regras da edição 3.5 de S&D? Pois é. Quem sobe a bordo do projeto como consultor das regras é ninguém menos do que um dos maiores autores de D&D: Monte Cook.
Marcadores:
companhias e negócios,
notícias
domingo, 11 de maio de 2008
EuroForce ontem!...
De volta à ação, a Euroforce se dirige ao norte da Suécia, para encontrar o milenar Povo do Gelo (de onde veio a heroína Gelo, da DC), em secreta missão diplomática para auxiliá-los contra a volta dos temíveis Gigantes de Gelo, que estavam retornando para exigir terras tomadas 15 mil anos antes. Ser um maldito draugr não ajudou muito o bom Conde Darkov, mas não foi por isso que as negociações fracassaram, começando a devastação de sempre, em um plano dimensional além do nosso onde eles vivia, pelos domínios de Hela...
Temos um novo membro, Shadowbane, enquanto lamentamos a perda de Der Patriot...
Mais em um mês e meio.
Temos um novo membro, Shadowbane, enquanto lamentamos a perda de Der Patriot...
Mais em um mês e meio.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Todos saúdem...
Fading Suns...
... acrescentei ao lado, na Criogenia, ou seja, personagens meus com que não jogo há tempos, o Barão Christian Urmagaud Hawkwood, para jogos pelo RPG Fading Suns, que prezo muito.
Originalmente pela Holistic Design, montado por uma turma da velha guarda da White Wolf, é um jogo passado na nova Idade das Trevas do ano 5.000, após a queda da grandiosa Segunda República de volta à monarquia, clero e mercantes, tecnologia perdida, ignorância rampante, etc. e tal. O ambiente ainda inclui alienígenas (tratados não muito melhor do que os povos nativos americanos ou africanos pelos europeus), poderes psiônicos, milagres da Fé (e do outro lado, tb), implantes cibernéticos, etc. e tal.
O sistema é meio mequetrefe, mas gosto muito da ambientação. Andou ganhando um d20 quando era moda, mas não me parece que foi grande coisa adiante.
Os fãs estão à espera de uma terceira edição há tempos, mas, por enquanto, o que rola é uma revisão de texto e afinamento das regras da segundona pela neozelandeza Red Brick (e futucando a página da Red Brick, eis que vejo o anúncio que eles também estão cuidando de um rpg bem interessante, chamado Blue Planet).
O meu personagem, que já durou umas 2-3 campanhas, é o herdeiro de um feudo, da nobre família Hawkwood, que vira e mexe esbarra na vida meio oculta do pai: um mercenário e escravagista que deu a sorte de resgatar, apaixonar-se e se casar com uma nobre desta família, sendo "Pecados dos Pais" um tema que lhe acomete, vira e mexe. De bom coração, ele é um dos meus "paladinos", como eu costumo chamar. Os demais jogadores se tornaram sua corte pessoal, e a coisa sempre rolou direitinho.
Originalmente pela Holistic Design, montado por uma turma da velha guarda da White Wolf, é um jogo passado na nova Idade das Trevas do ano 5.000, após a queda da grandiosa Segunda República de volta à monarquia, clero e mercantes, tecnologia perdida, ignorância rampante, etc. e tal. O ambiente ainda inclui alienígenas (tratados não muito melhor do que os povos nativos americanos ou africanos pelos europeus), poderes psiônicos, milagres da Fé (e do outro lado, tb), implantes cibernéticos, etc. e tal.
O sistema é meio mequetrefe, mas gosto muito da ambientação. Andou ganhando um d20 quando era moda, mas não me parece que foi grande coisa adiante.
Os fãs estão à espera de uma terceira edição há tempos, mas, por enquanto, o que rola é uma revisão de texto e afinamento das regras da segundona pela neozelandeza Red Brick (e futucando a página da Red Brick, eis que vejo o anúncio que eles também estão cuidando de um rpg bem interessante, chamado Blue Planet).
O meu personagem, que já durou umas 2-3 campanhas, é o herdeiro de um feudo, da nobre família Hawkwood, que vira e mexe esbarra na vida meio oculta do pai: um mercenário e escravagista que deu a sorte de resgatar, apaixonar-se e se casar com uma nobre desta família, sendo "Pecados dos Pais" um tema que lhe acomete, vira e mexe. De bom coração, ele é um dos meus "paladinos", como eu costumo chamar. Os demais jogadores se tornaram sua corte pessoal, e a coisa sempre rolou direitinho.
FAQ oficial da GSL 4E
Para os que tinham dúvidas como iria ficar a licença de uso do sistema da quarta edição de Dungeons & Dragons, eis a FAQ sobre o assunto, traduzida por este que vos digita.
Fonte: Rede RPG.
Fonte: Rede RPG.
sábado, 3 de maio de 2008
Dragões da Independência, ho!
Após diversas marcações e desmarcações, consegui dar o pontapé inicial na minha roda dentro do mesmo universo da campanha "O Cruzeiro do Sul", onde sou jogador. Aqui estou mestrando um jogo paralelo com outros Novas, a serviço do governo brasileiro, em uma tropa militar de elite de codinome 'Dragões da Independência'.
Com três jogadores, pude ir desenferrujando o sistema de Aberrant aos poucos, assim como minhas habilidades de mestragem, e pelo menos um dos jogadores se lembrando como era apenas jogar, que vinha apenas mestrando nos últimos anos - a campanha do Caern do Vento Frio, onde o saudoso Rastros-Sob-a-Lua costumava aprontar das suas, era dele.
Infelizmente, devido a prazos inadiáveis, conseguirei dar sequência somente após Junho.
Mas foi bom rever o screen.
Com três jogadores, pude ir desenferrujando o sistema de Aberrant aos poucos, assim como minhas habilidades de mestragem, e pelo menos um dos jogadores se lembrando como era apenas jogar, que vinha apenas mestrando nos últimos anos - a campanha do Caern do Vento Frio, onde o saudoso Rastros-Sob-a-Lua costumava aprontar das suas, era dele.
Infelizmente, devido a prazos inadiáveis, conseguirei dar sequência somente após Junho.
Mas foi bom rever o screen.
Marcadores:
Aberrant,
DdI,
mestrados em 2008
Assinar:
Postagens (Atom)
