terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

W:tA - Fúria Morro Abaixo, Vitória Morro Acima...

 Quase um mês depois, nessa segunda de carnaval, tivemos uma sessão de Werewolf que estou mestrando, e foi uma sessão pedaçuda de cerca de 11 horas, que se leve em conta as repetidas dispersões. Mas, sob o totem do Foco, nossos Garous adiantaram algumas coisas próprias no downtime e, coisa de mês depois, se viram com o assassinato da baixista da banda de nossa Galiard, sua rápida relação com cocaína aditivada pela Wyrm, enquanto nossa Philodox recebe um convite para evitar um banho de sangue entre duas facções do crime organizado lideradas por Bone Gnawers que se detestam - e consegue um acordo. 

Mas o tempo de comemoração tem que esperar, pois em seguida se verifica que a droga batizada vem dum laboratório em poder de uma das facções, o que é uma vergonha extra para todos… havendo prova de vazamento de informações, um intenso tiroteio recebe todos os Garous envolvidos das quadrilhas, enquanto que o repassador das drogas foge minutos antes de nossos heróis chegarem.

Passando um pente-fino místico, dos sobreviventes não se encontra quem possa ter vazado as informações para o inimigo. Mistérios para um próximo dia.

A vibe foi legal. Cheguei a pensar em encerrar bem antes, mas o entusiasmo da galera impulsionou tudo. Recompensador!

sábado, 14 de fevereiro de 2026

Fireborn 2 - Norotir, the Dire Beast Under The Hill

 Sim, uma segunda roda. Quando chove...

Dessa vez procurei o oposto de Tim Newcastle, fazendo um tipo mais físico. Nos dias de hoje, o Scion é um detetive da polícia londrina (Cop/Ryu), Cole Armstrong; enquanto que na Era Mítica, Norotir (mau sindarín pra "guardião do reino")  é uma dire beast/warrior cuja história remonta os séculos de um reino de semelhanças medievais, onde é o guardião e cuja linhagem se mescla à nobreza local. Sua alternate form é a de um 'cavaleiro negro', Norotir the Black. 

Cole Armstrong:o ator Philip Glenister, conforme na versão britânica de Life on Mars, foi elencado.

Após concluirmos a montagem, tivemos uma boa meia hora introdutória, com a esquisitice alcançando os personagens humanos, em meio a uma Londres cada vez mais caótica e insegura. Nossos personagens começaram a ter visões-memórias da Era Mítica que nunca foi, terminando em constrangimentos para cada um - normal, isso. 

Norotir the Black, o cavaleiro negro da Era Mítica, a alternate form do Dragão. Fonte: IA na Internet.

Por coisas do dorama destino, nossos personagens acabam se esbarrando - literalmente, até - e a Ninhada finalmente se (re)encontra.


Norotir o Indomável, em arte colhida na Internet do Glaurung de Tolkien, com algumas leves alterações.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Fireborn - O Touro de Fogo e Bronze

Em Fireborn, até dia seguinte, nossos Siões descobrem sobre suas conexões mentais, e limites de privacidade, além de terem uma melhor visão do touro que atropelou a rua em que eles 'despertaram': o enorme touro parecia ser feito de metal, embora lembrasse uma fera vinda do plano elemental do fogo. 

No dia seguinte, nada surge na mídia na exceção dos tabloides, mas os meios 'sérios' cobrem a abertura de uma feira mundial de armas abrindo no dia seguinte, com protestos à espera.

Um flashback coletivo nos levou à Atlântida, onde após uma cena de intriga entre os pares da cidade, a mais recente máquina de guerra contra os fomorians nos é apresentada: um touro tripulado de bronze e fogo.

Mais, em quinze dias. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

C:tD - Dentre urubus e papagaios 2

 As reuniões começaram, e estamos conhecendo pessoas, levantando infos e fazendo ocasionais aliados. Mais em quinze dias.

domingo, 8 de fevereiro de 2026

W:tA - Caminhando contra o vento...

 Porque, afinal, é uma boa ideia seguir as ideias de quem não gosta muito de nós, prosseguimos pelo Dark Umbra tendo como guia o problemático espírito mentor e totem do novo caern que ajudamos a abrir. Ela fez esse caminho mais longo - repleto, claro, de perigos e distrações - atrás de um pacto com um Incarna poderoso, responsável pelo incêndio espiritual que queima parte de San Francisco, no Umbra, há mais de século - para isto sacrificando parte do poder do próprio caern. Ah, e tudo isso sem autorização do caern-líder pq tá todo mundo de beicinho contra nossa sept leader

O que pode dar errado?

À sombra duma leitura astrológica feita por múmias milenares à espera de que a cidade literalmente exploda para se reapropiar do que se tornou o caern, mais em quinze dias...


domingo, 1 de fevereiro de 2026

MYZ - Amarguras da política...

Na primeira sessão do ano (até que enfim!), nossos heróis foram ajudar as feras mutantes que conheceram a se reconectar, mas um grupo deles nos pede ajuda para reter uma cápsula espacial que chamou a atenção de outras duas partes: helldrivers e culto Nova. Negociando em prol de uma solução pacífica, convencemos os demais a mandar um representante, abrimos a tal cápsula e o contéúdo foi repartido de acordo com os interesses...

... que vontade de mandar o acordo às favas, matar a representante do culto Nova e resgatar o jovem contido em uma unidade de suspensão a ela confiado conforme o pedido, mas...

Enfim.

Nada mau para a primeira sessão do ano.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Fireborn - A Ninhada Renasce

Começamos a roda de Fireborn, com os personagens jogadores sendo levados por um destino em comum a se unirem através de visões alucinógenas, sem saber a princípio dos dragões que se fundiram em suas almas - todos participantes de uma mesma Ninhada, eras atrás, em um tempo que nunca existiu.

Tim Newcastle é paciente internado-ish em um manicômio por abuso de substâncias polêmicas, leituras  espirituais ainda mais polêmicas e uma família de posses que entende que o meio de lidar com seus excessos e constrangimentos é trancafiá-lo. Skadus é um dragão (espécie Serpente, subespécie Espiritual )que cuidava para que humanos ambiciosos demais não tivessem acesso a certos tomos místicos. 

Os humanos (Herdeiros ou Scions) se encontram na rua aos pares, e depois todos reunidos na livraria de um deles, compartilhando experiências completamente pessoais nas mentes uns dos outros, além de esquisitices acontecendo na Londres ao nosso redor.

E nos lembramos quando éramos dragões, voando atrás do nosso líder de Ninhada, e enfrentando inimigos - embora o propósito não tenha começado claro em nossas mentes.

A sessão foi de apresentação dos personagens em situações práticas, com bastante roleplay, e ao sistema. 

Encerramos no clímax do combate, com um ritual erroneamente interrompido... mais em quinze dias. 


quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

C:tD - Dentre urubus e papagaios...

 Max passando por montanhas russas emocionais, entre a decisão de não destroçar o feto-damien e uma katana especial "para o homem que matou meu filho", dada e dito por parte de quem Max, ainda por cima, pede para que o treine com esse tipo de espada. 

Outra ótima cena com Martine a Martinta-Pereira extraindo na lábia uma penca de infos úteis de um perigoso panaca em posição privilegiada.

Foi uma sessão de reuniões e decisões com quem nos reuniremos, em quinze dias.

domingo, 25 de janeiro de 2026

W:tA - Impressões...

 Após a Glória, Honra, Sabedoria e Trairagem, os Underdogs visitaram alguns dos poderes de SF, para se aconselhar, tirar dúvidas e planejar melhor a seguir: destaque para o maior número de imprecisões sobre vampiros que um 'consultor' de LA especialmente convidado veio trazer sobre o assunto: mas o suficiente para pensarmos em uma ação inter-packs, e Proteus saber o que construir a seguir...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Pathfinder

Anton Medvyed, human noble Commander, foi minha escolha de personagem pra uma nova campanha de Pathfinder 2a edição que pintou. Pra quem é familiar com D&D, o Commander é aparentado com o Battlemaster.

Até agora temos um Magus e uma Psychic - UPDATE: e um Gunslinger.

A ideia (originalmente para Battlemaster) é um nobre que conquistou o título pelos feitos do avô, que ascendeu à nobreza vindo de classes mais populares. Foi com esse avô que, estudante de Warfare, resolveu aprender a cozinhar e curar, para não se esquecer ou distanciar de suas tropas. A ênfase é em INT e CHA, como não pode deixar de ser, creio. Tem skill de terreno de montanhas, parte importante do feudo, e sabe se virar na natureza.

Dentre as famílias nobres da região, os Medvyed de Brevoy me pareceram os melhores para um nobre mão-na-massa, apesar dos bônus das demais em Diplomacy, etc.

Eu gostei. Vamos a ver. :)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

VdV - Distorções & Anomalias

Duplo 20 nesse sistema é dose.

Não ocorre nunca em D&D.

Aliás, que festival de 20s.

Pqp.

Enfim.

Mas esquivamos do monstro espacial que aproveita distorções espaço-temporais ocorrendo ao redor de duas estrelas para se alimentar.

Mas resgatamos o drone com uma amostra do que deveria ser deixado em paz, sossegando o facho de anomalias que ocorria naquele setor.

É uma galáxia perigosa.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

C:tD - Flame on Rio

Sessão mais longa do que o costume (não estou reclamando), com muita coisa acontecendo.

O chá com "o" Varick nem foi tão tenso assim, mesmo com os dois nãos que o distinto teve que ouvir, tendo em conta que ele seria um dos nossos atuais quase-sequestradores; fomos ter com os nossos da Casa Danaan (com direito a cameo duma pc da primeira campanha) para atualizar tretas - quando o noticiário nos leva a investigar rapidamente o incêndio de um famoso hotel na praia de Copacabana.

Na região, diversos populares, bombeiros e vários Changelings a mando das cortes que participam da Cúpula do Rio querendo ver o que aconteceu - quando notamos um trio suspeitíssimo evadindo rapidamente, levando um enorme baú.

O que fizemos? Iludimos o trio com atacantes ilusórios e disfarces de confiança, para que nos repassassem o baú enquanto fugiam - e, no processo, atraindo as verdadeiras atenções indesejadas e ameaças reais. 

De volta ao escritório dos nossos, eis que o baú encerrava um complexo sistema de suporte de vida protegendo um feto engedrado de forma humanoide draconizada - ou o contrário -, à espera de uma alma apropriada...

Sentindo a pura maldade no ser, e lhe reconhecendo a própria afronta a tudo que representa ser um dragão, Sir Drachenkrieger se prontifica a executá-lo prontamente - mas por que seus amigos parecem reticentes...?  

W:tA - Finale!

 Uma longa sessão encerrou a defesa da abertura do novo caern domingo, dia 11. a onda de espíritos da Weaver começou a atacar as fileiras, meu personagem invocou um parlé baseado em theuge dos GW - vai que cola - e, um pouco atrasado, até que colou. Atendendo a um convite exclusivo, Proteus sumiu da vista.

O mandante era ninguém menos que o criador do campo dos Cyber Dogs, que agora era um drone da Weaver, explicando que o espírito que regeria o novo caern era particularmente hostil à Weaver e por isso precisava ser detido, havendo sacrificado diversas packs ao longo da História para cumprir sua agenda.

Mas, por mais que ele estivesse certo, não impediria de Garous fazerem o bom combate, mesmo que sua própria alma fosse arrancada e substituída pela Canção da Weaver... as coisas foram ficando mais estranhas a partir dali e meu personagem foi resgatado bem a tempo.

De volta ao campo de batalha, vencemos, apenas para notar que, em meio ao júbilo, as serpentes já haviam se manifestado, procurando atrair os Underdogs para virar o jogo contra o Septo da Golden Gate...

Em resumo.

W:tA - A Corte das Vozes

 Após alguns dias sem computador, estamos de volta...

Tivemos sexta, dia 9/01, a roda que eu mestro de Werewolf. Muito bom, com os presentes relatando os ocorridos da sessão anterior a alguns membros do Caern da Floresta da Tijuca e ainda oficializando sua própria pack, com totem (Brigit, que começou como pessoal de Grainev, nossa Fianna Galliard) e nome: a Corte das Vozes.

Destaque para o player que não pôde vir e que, por isso mesmo, virou o líder.

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

VdV - Sessão 1: Space Salvaging

Começamos a campanha um pouco mais cedo do que eu tinha entendido, mas dados em campo, esse é o primeiro jogo do ano: partindo da estação espacial, sob contrato fomos transportar suprimentos e peças para uma estação menor, de pesquisa, à órbita de um planeta devastado, onde havia uma antiga civilização (Idade do Bronze), milênios atrás, subitamente pulou níveis de tecnologia, antes duma catástrofe global ambiental. Uma nave de suprimentos anterior sumiu, conforme avisara a estação de destino.

No meio do caminho, encontramos o cargueiro, desativado e com a comporta aberta, e 'n' containers e peças flutuando ao redor. Dentro, a tripulação falecida, sem oxigênio, assim como invasores atrás de um lucro fácil, mortos da mesma forma pelo mesmo tipo de arma de raios: os robôs da própria segurança da nave?

Recolhemos os containers para nossa nave, sendo que um abrigava um robô de segurança armado e hostil - nada que seu audaz piloto não resolvesse com mad skillz

No fim, tudo se provou um acidente provocado por peças de qualidade inferior, em uma sequência própria de infelicidades... a carga que conseguimos resgatar foi entregue, um pouco sobre o planeta e o estranho  e mesmo uma chantagenzinha sobre a megacorporação interestelar sobre peças vagabundas matarem uma sua tripulação deu... certo? 

Ainda demos, depois da sessão oficialmente estar terminada, um feedback ao Beraldo, sobre o sistema e a ambientação. 

Mais, da vez que vem. 

domingo, 4 de janeiro de 2026

Véu da Verdade


Yes, nós temos space opera...

 O desenvolvedor João Beraldo resolveu investir em um de seus universos, a space opera Véu da Verdade, e o adaptou para o sistema 2d20. Concebi um personagem para jogar sempre que possível (online, num esquema meio west marches), e ele esquematizou a ficha. Parece a reciclagem de 'Arizona' Yones na campanha de Marvel Unlimited há pouco tempo atrás, mas, que diabos? 

Lucas 'Luke Luna' Jordan deLuna é um exímio piloto, ex-militar que viu paisagens urbanas inteiras reduzidas a ruínas pela ganância das corporações em guerra, e agora é um planetólogo/arqueólogo prospectando mundos viáveis para colonização/exploração. No fundo, deseja que nenhuma outra civilização vigente seja apagada da História pela cobiça alheia. Mas como nobres ideais nem sempre pagam as contas, ele não está além de fazer um lucro pessoal em cima de informação privilegiada...

Vamos ver como sai.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Fireborn

De fogo e mito...!

Ano novo, jogo novo.

Fizemos os personagens para Fireborn, um jogo de 2004 da Fantasy Flight Game, que joguei duas vezes em 2023, conforme havia comentado aqui

Refiz mais-ou-menos o personagem que tinha feito 2 3 anos atrás, que como scion/herdeiro é um 'Mental Patient' internado pela família de ricaços por ser um teimoso constrangimento para a família, com seus hábitos não convencionais e excessivo gosto pelo sobrenatural. Ele transforma o que aprendeu, inclusive com as lembranças do dragão, em livros de dark fantasy de não lá muito sucesso. Tim Newcastle é inspirado parcialmente em John Constantine.

Como dragão, ele era o intimidador Skadus, guardião de saberes trevosos, inspecionando mortais na tolice de suas buscas por conhecimentos proibidos.

Sua forma alternativa é a de um mago. Pensei, e por que não...?

A Ninhada ainda tem dois scions, um de background 'Metropolitan' (playboy) e um 'Collector' - um colecionador de livros esotéricos, de grana, e um dos parentes que achou por bem internar o meu personagem :)

Tudo dando certo, jogamos mais pra fim do mês.